metropoles.com

Eliana acha “maravilhoso”. Veja se há riscos em se masturbar demais

A sexóloga Jéssica Siqueira, da plataforma Sexo sem Dúvida, elenca os benefícios e riscos da masturbação

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução
Ideia à Venda, com Eliana
1 de 1 Ideia à Venda, com Eliana - Foto: Reprodução

É bom, saudável, faz bem para a pele, melhora a autoestima e é indicado por especialistas. Embora ainda seja uma prática cercada por tabus, a masturbação está inserida na vida das pessoas — e sem culpa! A apresentadora Eliana deu o que falar ao afirmar, em entrevista à Giovanna Ewbank e Fernanda Paes Leme no Quem Pode, que é adepta da prática:“Vou te contar uma coisa. É maravilhoso se tocar. E têm que fazer isso”, disse.

É preciso assumir que embora o assunto ganhe cada vez mais destaque na mídia, por conta do tema autoprazer ter virado uma pauta recorrente, ainda existem muitas dúvidas e mitos sobre masturbação. Por exemplo: como tudo feito em excesso, se masturbar demais pode, sim, trazer prejuízos.

5 imagens
Os dildos são ótimas opções para penetração
A escolha do tamanho vai depender da preferência individual
O bullet é a recomendação universal de primeiro vibrador
Mas, cuidado! Em excesso  pode ser prejudicial
1 de 5

A masturbação é uma prática saudável

2 de 5

Os dildos são ótimas opções para penetração

3 de 5

A escolha do tamanho vai depender da preferência individual

4 de 5

O bullet é a recomendação universal de primeiro vibrador

5 de 5

Mas, cuidado! Em excesso pode ser prejudicial

A Pouca Vergonha já deu dicas reveladoras de como aproveitar o próprio prazer e chegar lá. Ouvimos mulheres que entendem do assunto e têm o hábito da masturbação como parte da rotina. Especialistas, por sua vez, contaram se existe quantidade ideal na frequência da prática.

Agora, vamos elencar os benefícios desse hábito tão prazeroso, e também os possíveis riscos. Confira.

Afinal, se masturbar todo dia é saudável?

A sexóloga Jéssica Siqueira, da plataforma Sexo sem Dúvida, esclarece que o ato leva ao orgasmo, gerando prazer e liberando hormônios que trazem a sensação de bem-estar: “São os mesmos benefícios proporcionados pela relação sexual, aliviando o estresse, fazendo a manutenção e promovendo o aumento do desejo sexual, além de auxiliar na autodescoberta do prazer e do autoconhecimento”, detalha.

De acordo com a especialista, a masturbação ainda é uma prática cercada por muitos tabus. “Principalmente porque as pessoas associam como um substituto do relacionamento sexual, tem gente que chega a sentir ciúme quando o par chega ao orgasmo a sós”, explica. Por conta desse conceito errôneo, as pessoas ainda associam-na a outros prejuízos e temem o vício na masturbação.

Apesar de existir esse risco e ser um problema sério, é preciso ressaltar que só chega a ser considerado vício quando prejudica as funções do dia a dia.

“Quando acontece algum comprometimento da vida funcional, como a pessoa deixar de sair com amigos para ficar só na masturbação. E ainda há um outro risco associado: a dependência da pornografia, fazendo a pessoa se isolar e evitar contatos sociais para viver o próprio vício”, esclarece.

Ou seja, quando os prejuízos chegam nesse nível, é hora de ligar o sinal de alerta. 

Na rotina

Para incluir em uma rotina saudável, existem diferentes formas:

“Chame a parceria na hora do sexo para uma masturbação mútua, tente incluir a prática como casal. Ou se estimule a sós, com o intuito de se dar prazer”, sugere.

Riscos X Benefícios

No fim das contas, os benefícios superam os riscos, e inserir a masturbação na rotina é bem mais benéfico do que prejudicial. Vale sempre ter equilíbrio e não deixar qualquer prática, por mais prazerosa que seja, tomar o lugar de outras atividades do dia a dia.  A qualquer sinal de excesso e comportamentos nocivos à própria saúde, procure um especialista.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?