É saudável expor a traição como Shakira e Miley? Especialista explica
Após músicas polêmicas de Shakira e Miley, psicólogo comenta sobre como a exposição da traição influencia no processo de cura
atualizado
Compartilhar notícia
Com a exposição recente de casos de traição entre casais famosos, como Miley Cyrus e Liam Hemsworth e Shakira e Piqué, o assunto ficou em alta. Em meio às polêmicas, uma dúvida pairou na web: expor a situação é saudável?
Sabe-se que Shakira e Miley transformaram as “galhadas” em música e dividiram opiniões na web – enquanto muitas pessoas acharam certo expor os traidores e lucrar em cima do sofrimento, outras pessoas acharam a atitude desnecessária.
De acordo com o psicólogo Alexander Bez, quando se fala de superação para a pessoa que foi magoada, a exposição nunca é recomendada. “Estamos aqui lidando com a dor e quanto mais essa dor é explorada, mais a principal vítima da traição a sentirá, perdendo a oportunidade de ter uma recuperação mais rápida do trauma”, afirma.
Consequências
Sobre as consequências que viver uma traição pode trazer, o especialista aponta que males como ansiedade, depressão, falta de confiança e transtornos mentais associados são alguns dos exemplos.
Dito isso, é válido ressaltar que o ato de trair está ligado a dois elementos básicos: falta de caráter e falta de qualidade emocional (quando não há mais ingredientes passionais-amorosos na relação).
“Todas as traições são patológicas. Algumas envolvem imaturidade emocional, outras raivas, outras vingança, outras paixão (por outra pessoa), mas cada uma delas revelando uma ou duas patologias”, garante.