Dúvidas com o sexo pós-parto, como Viih Tube e Eliezer? Veja dicas
Nas redes sociais, Eliezer desafabou que ele e Viih Tube não sabem como vão voltar a fazer sexo, por conta do cansaço e nova rotina
atualizado
Compartilhar notícia
Entre as muitas questões que cercam o puerpério, voltar a fazer sexo é, sem dúvidas, uma das maiores dúvidas. É o exemplo de Viih Tube e Eliezer que, segundo o ex-BBB, ainda não voltaram a transar depois do nascimento de Lua. Em seu Instagram, Eli dividiu com os seguidores que, além de ainda não terem completado o período de 45 dias, o cansaço e a logística dificultam a rotina sexual.
Apesar de ser uma grande preocupação, especialistas garantem que é mais que normal que o casal tenha essa dificuldade em um primeiro momento, principalmente quando se trata do primeiro filho.
Com uma rotina nova, o mais indicado é respeitar o tempo do casal e não ter pressa. Afinal, os papais vão se acostumar com as novas demandas, conseguir se organizar melhor e arrumar tempo para os dois.
“É um novo momento que o casal passa a viver, assumindo os papéis de pai e mãe. Isso afeta não só a mulher, mas também o homem. Esse redirecionamento, além de comum, é importante, já que nesse período do primeiro ano o bebê precisa de cuidados especiais”, explica a sexóloga Carolina Freitas.
Parte hormonal
Além de mudar toda a logística do casal, também existe uma parte importante para levar em conta quando o assunto é dificuldade em voltar a fazer sexo: hormônios. Com o corpo feminino se adaptando ao novo momento, é comum haver queda de libido.
“Existe uma queda hormonal brusca. Algumas mulheres sofrem mais com isso do que outras. Além disso, a produção da prolactina, hormônio responsável pela produção de leite, interfere diretamente no desejo sexual”, elucida a terapeuta.
Logo, a retomada da vida sexual pode acontecer aos poucos, e nem sempre precisa incluir penetração. O mais importante é que o casal não perca a intimidade. “Tomar um banho juntos, dormir juntos, carinho e objetivos em comum podem ser mantidos. Se houver isso, não há problema em deixar a atividade sexual de lado por um tempo”, garante.
Dicas para voltar à ativa
Apesar de ser um período difícil, há várias atitudes que podem ser tomadas – tanto pela mulher quanto pelo(a) companheiro(a) – para restabelecer a intimidade de forma natural e voltar à ativa com prazer e confiança.
Com ajuda da terapeuta sexual Tâmara Dias, a Pouca Vergonha elenca dicas que podem ajudar.
Confira:
- Fatores emocionais são determinantes para retomar a vida sexual. Por isso, antes de estar bem com o parceiro, é preciso estar bem com você. Procure elevar a autoestima e dê um tempo para compreender as alterações no corpo e as mudanças na rotina.
- Nessa fase da vida a dois, diálogo é fundamental. Converse abertamente com seu/sua parceiro(a), independente de ser ele(a) ser pai/mãe da criança. É importante que ele(a) compreenda as mudanças físicas e mentais pelas quais você está passando.
- Outro ponto que deve ser conversado envolve o que pode ou não deixar a mulher desconfortável. Os seios, por exemplo, passam a ter um significado diferente para muitas mulheres. Em outros casos, há muita sensibilidade na região vaginal. Vale colocar as cartas na mesa.
- Se decidirem que é a hora certa, a dica é: planejem-se com antecedência. Se vocês não contam com uma rede de apoio para passar um tempo com o bebê, alimente-o e peça para o seu parceiro(a) colocá-lo para dormir com uma fralda seca — tudo que puder fazer para ganhar tempo.
- Abuse das preliminares e garanta uma boa lubrificação, seja ela natural ou comprada em farmácia. No período pós-parto, a vagina fica menos úmida, o que pode dificultar a penetração e tornar o ato sexual mais dolorido e incômodo