metropoles.com

Direto ao ponto: sexo no primeiro encontro fortalece os laços do casal

Pesquisa revela que as relações sexuais podem “preparar o terreno” e aprofundar a conexão emocional entre estranhos

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Lise Gagne/Getty Images
Woman couple relaxing in bed
1 de 1 Woman couple relaxing in bed - Foto: Lise Gagne/Getty Images

Por muito tempo, as pessoas acreditaram que transar no primeiro encontro significava optar por uma relação apenas casual, sem a possibilidade de se transformar em um relacionamento sério. Contudo, um novo estudo aponta para a direção oposta.

Pesquisadores acreditam que o sexo tem a capacidade de criar vínculos emocionais entre estranhos, o que poderia ajudar a desenvolver uma relação mais profunda. O levantamento foi realizado por um time de psicólogos do Centro Interdisciplinar de Herzliya, em Israel, em parceria com o departamento de ciências clínicas e sociais em psicologia da Universidade de Rochester, em Nova York. O grupo concluiu que o desejo sexual desempenha um papel importante, não apenas atraindo parceiros em potencial mas também em incentivando o apego entre eles.

“O sexo pode preparar o terreno e aprofundar a conexão emocional entre estranhos. Isso vale para homens e mulheres. O sexo motiva os seres humanos a se conectarem, independentemente do gênero”, explica a principal autora do estudo, a psicóloga social Gurit Birnbaum, em entrevista ao site Rochester.

 

 

De acordo com Gurit, tanto homens quanto mulheres são propensos a iniciar relacionamentos quando estimulados sexualmente. O texto foi publicado no periódico Journal of Social and Personal Relationships.

Durante os testes, os pesquisadores observaram que o desejo sexual desperta comportamentos que podem desenvolver uma conexão emocional. “Apesar de vontades sexuais e vínculos afetivos serem sentimentos diferentes, processos evolutivos e sociais provavelmente tornaram os humanos particularmente propensos a se tornarem romanticamente ligados a parceiros aos quais são sexualmente atraídos”, aponta o coautor Harry Reis, professor de psicologia em Rochester.

 

 

O que explicaria o papel do sexo em nutrir relacionamento é o comportamento das pessoas ter evoluído para garantir a reprodução.

Para procriar, não é necessário vínculo emocional, porém mecanismos foram sendo desenvolvidos para que os parceiros não deixassem as crianças desamparadas, de forma que pudessem cuidar dos filhos em conjunto, segundo Gurit.

A dupla concluiu que o tesão facilita comportamentos que cultivam a proximidade pessoal e a união. “O desejo sexual pode desempenhar um papel causal importante no desenvolvimento de relacionamentos. É o magnetismo que mantém parceiros juntos o tempo suficiente para que uma ligação de apego se forme”, finaliza a psicóloga.

 

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?