metropoles.com

Dia da Visibilidade Trans: veja conceitos e vocabulários para evitar

Nesta quarta-feira (29/1), é celebrado o Dia da Visibilidade Trans; data reforça importância do respeito por essa comunidade

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Getty Images
trans
1 de 1 trans - Foto: Getty Images

O Dia da Visibilidade Travesti e Transexual é comemorado nesta quarta-feira (29/1). Trata-se de uma das letras da sigla LGBTQIAPN+, que engloba pessoas que não se identificam com o gênero que lhe foi atribuído ao nascimento. São eles: travesti, transgêneros e transexuais.

Ser transexual ou travesti em território brasileiro é sobreviver em meio à incerteza de conseguir voltar para casa. O país é considerado o que mais mata transexuais no mundo.

A psicóloga psicodramatista e mulher trans travesti Franchesca Aurora Weiss destaca que um dos motivos importantes para existir uma data como essa é para lembrarmos que pessoas trans existem e merecem respeito.

“A impressão que dá é que muito se fala sobre pessoas trans, mas de forma velada, com medo, de forma sigilosa. Porém, precisamos ultrapassar essa impressão, pois estamos aqui, sempre estivemos, e continuaremos a existir. Queremos existir e viver, não apenas existir e permanecer nesse status de sobrevivência”, aponta.

Vivência trans

Na visão da psicóloga, uma das maiores pautas ainda são questões básicas que pessoas cisgêneras não necessitam debater. “Como respeito ao nome e gênero, uso dos banheiros de acordo com o gênero, e uma educação acolhedora e adequada, pois escolas, faculdades e ambientes de ensino, no geral, são extremamente transfóbicos e violentos”, exemplifica.

Getty Images

Franchesca destaca, ainda, que grande parte das pessoas não busca e não quer se preparar e se educar para respeitar pessoas trans. “Sem falar das oportunidades de emprego formal para nós, pessoas trans, que ainda somos empurradas para a prostituição e o tráfico, reforçando ainda mais estigmas sobre nossas existências”, reforça.

Principais conceitos

Franchesca, que também é influenciadora, aborda sobre gênero, sexualidade e relacionamentos em seu perfil. “Ano após ano, as pessoas continuam confundindo sexualidade com gênero, quando o primeiro é sobre quem as pessoas direcionam seus afetos romântico-sexuais; o segundo, sobre como as pessoas se identificam. É importante saber diferenciar para podermos avançar numa questão básica de respeito”, salienta.

Ainda vale ressaltar que a identidade de gênero nada tem a ver com a orientação sexual. Ou seja, um homem transgênero pode ser bissexual e sentir atração por homens e mulheres. Ele pode ser heterossexual e demonstrar interesse por mulheres ou pode ser ainda pansexual e ter interesse por homens, mulheres e outras pessoas transgêneros.

O que não falar e tirar de vez do seu vocabulário

De acordo com Frachesca, a primeira palavra que deve ser eliminada do vocabulário de quem quer apoiar a comunidade trans é “traveco”, usada para ofender mulheres trans e travestis.

5 imagens
O Brasil segue, pelo 17º ano consecutivo, como o que mais mata pessoas trans no mundo
A data é voltada para a conscientização
Uma das maiores pautas ainda são questões básicas que pessoas cisgêneras não debatem
Ser transexual ou travesti em território brasileiro é sobreviver em meio à incerteza de conseguir voltar para casa

Outro ponto frisado pela profissional é que é necessário extinguir qualquer forma de se referir e enxergar mulheres trans e travestis de forma masculina, bem como eliminar do vocabulário enxergar ou se referir a homens trans no feminino.

“Sempre que posso, afirmo que a transfobia respinga em mulheres cisgeneras, quando alguma apresenta um padrão de beleza que não corresponde ao que se espera do ‘padrão mulher’, geralmente um padrão eurocêntrico. A transfobia respinga em todas as pessoas e é um problema que está nas mãos de todo mundo”, ressalta.

Mapa da violência contra pessoas trans

Tá bombando





















Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?