Dia da Menopausa: saiba mais sobre sexo e masturbação nesta fase
Na data que marca mundialmente a conscientização sobre o climatério, a coluna relembra questões importantes da sexualidade após os 50 anos
atualizado
Compartilhar notícia
O Dia Mundial da Menopausa é celebrado nesta terça-feira (18/10). O declínio natural dos hormônios reprodutivos ocorre com todas as mulheres por volta dos 50 anos. Dentre as muitas coisas que a menopausa pode interferir, está a vida sexual.
Em entrevista anterior ao Metrópoles, a fisioterapeuta e sexóloga Cátia Damasceno explicou que, neste período, a queda de hormônios pode trazer dificuldades sexuais tanto na parte fisiológica quanto na psicológica.
“Os hormônios das mulheres, de forma geral, estão em queda nesta fase da vida, o que pode trazer ressecamento vaginal e falta de lubrificação. Muitas mulheres não sabem como lidar com essas mudanças, o que acaba dificultando o processo”, disse.
Apesar disso, existem diversos métodos e tratamentos para diminuir os efeitos da menopausa em todas as áreas da vida da mulher, o que pode deixar as coisas ainda melhores que aos 20 anos. Autoconhecimento e mais estabilidade são alguns dos fatores que fazem esta fase ter tanto potencial sexual.
“A vida financeira geralmente já está estabilizada e os filhos já cresceram. Por isso, se tem mais tempo para cuidar do relacionamento e curtir. A mulher costuma estar mais focada em qualidade do que em quantidade e, se for esperta, vai procurar fazer uma reposição hormonal para retardar o envelhecimento corporal e melhorar a libido” completou Cátia.
Sex toys na menopausa
Durante a menopausa, a vida sexual a dois pode ser muito boa, assim como o autoprazer e a constante busca por conhecimento do próprio corpo. Em entrevista anterior à coluna, a psicóloga e especialista em sexualidade do Sexo Sem Dúvida Carolina Freitas garantiu que não existe idade limite para explorar o próprio prazer.
“A nossa sexualidade nasce e morre com a gente. Dentro de cada etapa da vida, em cada fase e cada ciclo, a gente tem novas descobertas, novos prazeres e explorações do corpo. E isso pode ser em qualquer idade, inclusive após os 70, 80”, pontuou.
A vivência sexual e as novas descobertas não só estão liberadas após a menopausa, como são altamente recomendadas. A especialista afirma que uma vida sexual ativa melhora a saúde física e mental.
“Manter o prazer em dia garante benefícios como alívio do estresse, fortalecimento da imunidade, controle de pressão, melhora do sono e do humor e até mesmo o fortalecimento da musculatura da região pélvica”, concluiu.