metropoles.com

Demi? Pan? Entenda as orientações sexuais pautadas em comportamento

Após Iza se assumir demissexual e Boca Rosa relembrar sua pansexualidade, terapeuta explica importância de entender o próprio funcionamento

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Anastassiya Bezhekeneva
Orientação sexual
1 de 1 Orientação sexual - Foto: Anastassiya Bezhekeneva

Após Iza se assumir demissexual e Boca Rosa relembrar sua pansexualidade, surgiram muitas dúvidas sobre as tantas outras letras que compõem a sigla LGBTQIA+. Apesar do que a maioria das pessoas pode acreditar, orientações sexuais não dizem respeito apenas à atração sexual atrelada a gêneros, mas também a comportamentos.

“A sexualidade vai muito além de atração e questão de gênero. Cada uma dessas orientações trabalha uma questão funcional, cognitiva e comportamental do sujeito”, explica a psicóloga e sexóloga Alessandra Araújo.

Segundo a especialista, o fato de surgirem e serem discutidas cada vez mais variações de orientação muito se deve à maior clareza que as pessoas têm para se entender, uma vez que a sexualidade é um tabu menor hoje em dia.

“É muito importante que essa identificação não seja invalidada ou negligenciada, porque cada um funciona de uma forma diferente — e está tudo bem. Quando essas nomenclaturas são diminuídas e as pessoas não têm a permissividade necessária para se identificar, existe muito sofrimento psíquico”, afirma.

Curioso para saber do que se trata cada orientação sexual ligada a questões comportamentais e não de gênero? Confira:

Demissexualidade: orientação da cantora Iza, trata-se de apenas conseguir sentir atração sexual quando existe conexão, admiração e algum nível de intimidade com a outra pessoa.

Pansexualidade: orientação de famosos como Boca Rosa e Reynaldo Gianecchini, a pansexualidade consiste em sentir atração sexual por pessoas, independente de gênero, orientação, pensamentos etc.

Assexualidade: são assexuais as pessoas que não sentem atração sexual. Elas podem sentir outros tipos de atração, como a romântica, e até mesmo ter vida sexual, mas não chegam a experienciar atração sexual.

Graysexual: já os graysexuais até sentem atração sexual, mas é bastante raro.

Litossexual: as pessoas litossexuais sentem atração sexual sem nenhuma intenção ou vontade de serem correspondidas.

Sapiossexual: os sapiossexuais são as pessoas que pautam sua atração sexual em admiração intelectual. Ou seja, só sentem vontade de transar com pessoas inteligentes.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?