metropoles.com

Coração, borboleta e tocha olímpica: conheça os vários tipos de pepeca

A sexóloga Cátia Damasceno explica as características dos três principais tipos de vulva e dá dicas de como melhor aproveitá-las

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Foto: Jekaterina Nikitina/Getty Images
Representação abstrata de vagina
1 de 1 Representação abstrata de vagina - Foto: Foto: Jekaterina Nikitina/Getty Images

Assim como o pênis, a genitália feminina não vem em uma fôrma certa e pode ter diferentes tipos de tamanho e formato – cada uma com suas individualidades. Mas fica o questionamento: quais são os principais tipos de vulva?

Para começar, a sexóloga Cátia Damasceno explica que vulva e vagina são coisas diferentes. “Vagina é o canal vaginal, a parte interna. Vulva é a parte externa, que varia de acordo com o tamanho dos pequenos lábios e da região clitoriana”, diz.

Dito isso, a especialista classifica a vulva em três tipos principais: a coração, a borboleta e a tocha olímpica. Curioso(a) para entender cada uma delas (e como usá-las da melhor forma possível)? Confira:

Vulva tipo coração

É o tipo mais fechadinho, em que os grandes lábios encobrem os pequenos lábios e o clitóris. Neste caso, como muitas vezes o clitóris pode ficar mais escondido, a dica é puxar um pouco o “capuz” que o envolve, para que fique mais exposto. “Pode ser feito tanto durante a penetração quando no sexo oral. A própria mulher pode fazer, ou então pode pedir para o(a) parceiro(a)”, explica.

Vulva tipo borboleta

Neste tipo de vulva, os pequenos lábios ficam mais aparentes, como se fossem asas de borboleta. Asas essas que podem variar de tamanho. Quando os lábios são muito grandes, pode haver incômodo ou até mesmo dor com a fricção do pênis. “Neste caso, o que pode ser feito é usar bastante lubrificante para que deslize com mais facilidade”, indica Cátia.

Vulva tipo tocha olímpica

Como o próprio nome sugere, a vulva tocha olímpica tem a região clitoriana mais comprida e avantajada. De acordo com a sexóloga, essa estética traz uma vantagem para o prazer feminino, principalmente em posições em que ela fica por cima do parceiro. “Ela consegue roçar mais o clitóris contra o púbis masculino, e isso pode aumentar bastante o prazer dessa mulher”, garante.

 

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?