metropoles.com

Confira os benefícios e tabus em torno do sexo na maturidade

A sexóloga Gabriela Daltro, da Plataforma Sexo sem Dúvida, elenca os benefícios de se manter sexualmente ativo

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
GettyImages-1159460688-1-600×400
1 de 1 GettyImages-1159460688-1-600×400 - Foto: null

Fazer sexo é bom durante a vida toda. Mas, quando se fala em pessoas acima de 65 anos transando, há quem se engane e ache que não exista vida sexual ativa após essa idade. A especialista Gabriela Daltro, sexóloga da plataforma Sexo sem Dúvida, esclarece, porém, que o etarismo não é bem-vindo nessa área, e a vida plena embaixo dos lençóis agrega benefícios a todos os envolvidos.

O importante é desmistificar os muitos tabus acerca disso, e entender que, como parte da vida, a sexualidade continua na maturidade.

3 imagens
O orgasmo ajuda o corpo e a mente a funcionarem melhor
Manter a vida sexual ativa após certa idade pode turbinar a autoestima
1 de 3

Sexo traz benefícios em todas as idades

2 de 3

O orgasmo ajuda o corpo e a mente a funcionarem melhor

3 de 3

Manter a vida sexual ativa após certa idade pode turbinar a autoestima

Benefícios

Entre os benefícios para o corpo, estão ajudar na saúde cardiovascular e na manutenção fisiológica do assoalho pélvico. No entanto, as vantagens não param aí. Gabriela ressalta que os ganhos emocionais e psicológicos são muitos. “Podemos destacar que manter uma vida sexual ativa está relacionado a ter mais qualidade de vida, além de estabelecer vínculos mais prazerosos e experimentar mais potência de vida”, elucida. E isso, ela emenda, independe da idade.

Os tabus

A sexóloga esclarece que, entre os mitos sobre o tema, um dos maiores é acreditar que as pessoas a partir de certa idade não tem mais desejo sexual. A psicóloga e sexóloga Carmita Abdo, coordenadora do Programa de Estudos em Sexualidade do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da FMUSP, ressalta que os casais que chegam a essa fase da vida com saúde geralmente mantêm uma rotina sexual normalmente. “Não dá para pensar que porque envelheceu vai perder o desejo”, salienta.

Outro ponto é imaginar que a menopausa, para as mulheres, pode ser um fator prejudicial. Trata-se de pura balela. Muitas mulheres, aliás, redescobrem a potência sexual justamente nesse período.

Pós-menopausa

Algumas mulheres vivenciam o período pós-menopausa como um momento de pura descoberta do tesão. “Isso porque pode coincidir com momentos da vida de decisões e autoconhecimento. Nessa fase, elas sabe exatamente o que aceitam e não aceitam. É libertador colocar em prática o que deseja e o que gosta”, emenda. Mais que aliviar desejos, transar nessa idade é, ainda, uma forma de se empoderar.

Adaptando os desejos

A esse público, Gabriela afirma que é preciso se atentar aos desafios de entender quais possibilidades e limites do casal e, então, se adaptar a esses anseios. “Entenda que o corpo e a cabeça vão mudando. Temos que estar abertos ao novo”, finaliza.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?