metropoles.com

Confira 8 mitos e verdades do BDSM mostrado em Verdades Secretas 2

A especialista no universo sadomasoquista, Mistress Charlotte, esclarece os pontos reais do tema

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução/ 50 Tons de Cinza
Frame do filme 50 Tons de Cinza em que Anastasia est[a de costas, nua e vendada com uma chibata encostada nela - Metr[opoles
1 de 1 Frame do filme 50 Tons de Cinza em que Anastasia est[a de costas, nua e vendada com uma chibata encostada nela - Metr[opoles - Foto: Reprodução/ 50 Tons de Cinza

Luxo, riqueza, luxúria, e jogos de poder. Quando se fala em sadomasoquismo ou BDSM, muita gente resgata as imagens do milionário Christian Grey, do filme 50 tons de cinza. Quem não tem a trilogia como referência, pode ainda pensar em situações de perversão sexual incluindo sadismo e masoquismo, mas sem muitas referências de como funciona na prática.

Filmes, séries e novelas pouco retratam o tema, e quando o fazem, acabam cometendo alguns equívocos que pode levar o público a ter uma ideia diferente do que é real neste universo.

A trama global Verdades Secretas 2 é vem abordando o assunto. Apesar de incluir o tema nos debates, existem ainda alguns aspectos que não condizem com a realidade de quem vive na prática o BDSM.

A Pouca Vergonha ouviu a expert no assunto, Mistress Charlotte, dominadora há mais de seis anos, que esclareceu o que é mito e o que é verdade no mundo sadomasô apresentado na novela. Confira.

Riqueza

O BDSM é colocado em um universo com pessoas muito ricas, como o caso de 50 tons de cinza e Percy, em Verdades Secretas 2: “Isso acontece, mas não está restrito apenas a essa classe social, o sadomasoquismo está em todas as classes, e é acessível a todos que queiram praticar”, explica a dominadora.

Submissão

Na visão da Mistress Charlotte, apesar de não ser uma regra, a maioria dos homens com alto poder aquisitivo acabam desejando ser submissos, e não dominadores: “No geral, eles se colocam  como submissos como uma forma de contrapor o lado dominante do dia a dia”, esclarece.

Fetiche como anormalidade

A especialista ressalta que o BDSM quando não explicado, acaba carregando um estigma de algo anormal: “A primeira vez que o tema é abordado na novela, a modelo trata a questão com anormalidade, como doença e isso é mito”, afirma.  

Consensualidade

Quando o BDSM é apresentado na trama, o personagem dominador acaba inserindo as submissas, Angel e Chiara, sem nem ao menos explicar as regras e ter a consensualidade prévia: “Na vida real, não é assim. É sempre consensual e a pessoa é informada do jogo de dominação e submissão, para aí dizer se topa ou não participar”, explica.

Shibari

Em relação às cenas de amarração da produção global, Mistress Charlotte afirma que elas condizem exatamente com a realidade: “A estética das amarrações estão perfeitas. Isso é exatamente como ocorre para os fetichistas que gostam de shibari”, afirma.

6 imagens
Dominação e submissão fazem parte da dinâmica
Coleiras e chicotes fazem parte dos jogos BDSM
Muitos homens gostam de ser dominados
Existem mulheres que fazem o papel de submissas no BDSM
Chicotes e coleiras são comuns nos jogos de submissão
1 de 6

Camila era a protagonista de Verdades Secretas 2

Globo/Divulgação
2 de 6

Dominação e submissão fazem parte da dinâmica

Foto: ac productions/Getty Images
3 de 6

Coleiras e chicotes fazem parte dos jogos BDSM

Foto: Riou/Getty Images
4 de 6

Muitos homens gostam de ser dominados

Howard Kingsnorth/Getty Images
5 de 6

Existem mulheres que fazem o papel de submissas no BDSM

Foto: southerlycourse/Getty Images
6 de 6

Chicotes e coleiras são comuns nos jogos de submissão

Navee Sangvitoon/EyeEm/Getty Images
Palavra de segurança

Apesar de tardiamente apresentada na trama, a palavra de segurança é usada com frequência e fundamental para os envolvidos no jogo: “Na novela foi introduzida após ele já iniciar a submissa no meio BDSM, e isso deve ser acordado e explicado previamente”, ressalta.

After care

O cuidado com a submissa após a prática é algo primordial para os praticantes de BDSM: “Isso foi mostrado na novela e é realmente muito utilizado. Um cuidado após os jogos de dominação”.

Vilanização x romantização

Por fim, a dominadora explica que quando comparados, os personagens Christian Grey e Percy são dois opostos e ambos fogem à realidade do BDSM: “O personagem da trama global parece mais um vilão com um jogo de interesses. E no filme, é mais romantizado, revelando dois opostos que não retratam todas as nuances do BDSM”, conclui.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?