Confira 8 curiosidades sobre o pompoarismo, a ginástica íntima milenar
A Pouca Vergonha bateu um papo com a fisioterapeuta pélvica Carolina Barreto e elencou alguns fatos pouco conhecidos sobre a prática
atualizado
Compartilhar notícia
Ainda que sexualidade e saúde íntima sejam cada vez mais uma pauta frequente, há muitos assuntos que são desconhecidos ou mesmo tratados como tabu por muitas pessoas.
Um deles é o pompoarismo, também conhecido como ginástica íntima. A prática milenar de fortalecimento da região pélvica traz diversos benefícios, não só para a sexualidade, mas também para a saúde.
Para quem tem curiosidade em saber mais sobre o pompoarismo, a Pouca Vergonha elencou oito curiosidades sobre o tema. Confira:
1 – Tem origem na Índia
O termo “pompoarismo” vem do tâmil, língua falada no Sri Lanka, e deriva de “pompoar”, que significa “sugar com a vagina”.
2 – É para todos (inclusive homens)
Ainda que, a princípio, a técnica esteja ligada às mulheres, os homens também conseguem praticar o pompoarismo. Alguns dos benefícios são evitar o câncer de próstata, a ejaculação precoce e a disfunção erétil por meio do fortalecimento dos músculos.
3 – Melhora o sexo
E como! De acordo com a fisioterapeuta pélvica Carolina Barreto, a contração voluntária da musculatura perineal no ato sexual melhora a percepção da mulher e do parceiro, proporcionando um sexo mais e prazeroso.
“Estudos mostram que 70% das mulheres sofrem com alguma disfunção sexual, em pleno século XXI. Vamos resgatar essas informações e nos encher de conhecimento perineal”, diz Carolina.
4 – Orgasmos mais potentes
Músculos que são treinados frequentemente têm maior fluxo sanguíneo. Logo, aquele orgasmo que já é um sucesso, tem tudo para ficar ainda melhor. “ A melhora do orgasmo se dá por conta dos músculos mais fortes”, explica a fisioterapeuta.
5 – Quer um parto normal? Invista no pompoarismo
Para quem não sabe, o parto normal consiste no movimento de expulsão do bebê feito pela vagina. Logo, quanto mais fortes e acostumados a se movimentar os músculos da região íntima estiverem, maior facilidade a mulher pode ter durante o parto.
6 – Não precisa de acessórios
Assim como a ginástica tradicional, a ginástica íntima é 100% possível de se fazer em casa, sem precisar de aparelho nenhum. Carolina, inclusive, indica quatro exercícios para o fortalecimento pélvico em casa. Curiosa? Confira aqui.
7 – Bom treino
Mesmo não precisando de acessórios, no mercado existem opções deles para quem quiser deixar a prática ainda mais completa. As bolinhas tailandesas, por exemplo, são um dos brinquedinhos mais conhecidos de pompoarismo.
8 – Cena do ping-pong
Por se tratar de uma cena inusitada, pouca gente a deve ligar com o pompoarismo. Mas, a técnica aparece em um trecho do filme Priscilla, a Rainha do Deserto, de 1994. Confira:
Confira, a seguir, alguns produtos que podem ajudar no fortalecimento da região pélvica: