Como lidar se a sua amiga começar a namorar o seu ex
Saiba o que fazer se você já passou ou está passando por situações complicadas envolvendo o seu ex e alguma amiga
atualizado
Compartilhar notícia
Um término de relacionamento é uma situação complicada de se enfrentar e, às vezes, pode se tornar mais difícil. Um dos casos em que essa situação fica ainda mais embaraçosa é quando um amigo ou amiga passa a se relacionar com a antiga parceria.
De acordo com a psicóloga especialista em relacionamento Flavia Bonani, a melhor forma de lidar bem com isso é, primeiramente, estar bem resolvida com esse término. E como chegar lá? “Não tem uma fórmula mágica de lidar bem com o fato de sua amiga ficar com seu ex se, antes disso, você não estiver bem consigo mesma com o fim dessa relação”, aponta.
Para encontrar esse desejado e difícil equilíbrio, a primeira medida é ter paciência. “Não se pode pular etapas. Primeiro, você se resolve com o término; segundo, você tem um término pacífico; e terceiro, você lida com a possibilidade de sua amiga ficar com seu ex. Se algo nesse caminho não estiver bem resolvido, vai ser difícil lidar bem com isso”, emenda a especialista.
Pense bastante!
Se a sua amiga veio conversar com você e perguntou se tem problema ela ficar com seu ex, pense bastante antes de dar uma resposta.
Pode acontecer de você estar bem com o término, mas ainda se sentir ligada à pessoa, mesmo sabendo que a relação não faz mais sentido para você. “O que pode te ajudar a desapegar é focar em você, na sua vida, nas suas escolhas e nos seus objetivos”, exemplifica a expert.
É hora de olhar para dentro e para o que você tem vontade de fazer, “como você quer se ver daqui para frente e ir nessa direção, sem ficar olhando o que o outro está buscando ou se comparando a ele”, afirma.
Como falar disso com sua amiga?
A chave é abertura total. Ainda que você já tenha esquecido o ex, pensar nele com sua amiga dói muito? Converse com ela! “Caso, ainda assim, você não esteja se sentindo bem com o fato de sua amiga estar com seu ex, é importante comunicar a ela como você se sente”, orienta Flavia.
Em último caso, faça alguns combinados com a sua amiga para que, nos momentos em que o seu ex estiver junto, você não esteja — e, acima de tudo, observe até que ponto esse incômodo não é algo que você precise cuidar em terapia, porque você e ele precisam e merecem seguir a vida.