metropoles.com

Como lidar com o sexo após terminar um relacionamento longo?

Terapeuta sexual dá dicas para quem está tendo dificuldades de transar depois de ter passado muito tempo com o mesmo parceiro

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Foto: Getty Images
Young couple lying in bed together, directly above
1 de 1 Young couple lying in bed together, directly above - Foto: Foto: Getty Images

Há quem fuja deles, mas relacionamentos longos têm diversas vantagens, que vão de uma intimidade mais intensa até a formação de uma família. Por outro lado, o término de um namoro ou casamento de longa data pode trazer dificuldades para os envolvidos. Uma delas é o receio de retomar a vida sexual com outras pessoas.

De acordo com o terapeuta e sexólogo André Almeida, é comum que um recém-solteiro não se sinta preparado para transar. “O prazer sexual está muito mais entre as orelhas do que nos órgãos genitais. Tem gente que termina bem e logo engata comportamentos sexuais tranquilamente, mas, se houver alguma questão afetiva ou de apego, já é mais difícil”, explica.

A maneira de lidar com o sexo depois de um término varia de pessoa para pessoa. O tempo de readaptação vai depender de alguns fatores determinantes.

Autoestima

Não é regra, mas, quando um relacionamento termina, muitas pessoas não estão se sentindo tão bem internamente, seja no que diz respeito à aparência física, seja em relação a questões pessoais. Se esse for o caso, o fim da relação pode comprometer ainda mais a autoestima.

“Problemas de insegurança e receio de ficar sozinho podem afetar e dificultar a percepção de beleza e valores de cada um”, aponta André.

Outros medos ligados à autoestima podem atrapalhar na readaptação da vida sexual. “Existem algumas antecipações catastróficas pelas quais as pessoas sofrem, como o medo de um desempenho ruim e como vai ser o flerte até chegar ao sexo. Tudo isso perpassa pela autoimagem que o indivíduo tem”, avalia o especialista.

Intimidade

São anos e anos se relacionando apenas com um parceiro, o que, consequentemente, envolve muita entrega. A falta dela, segundo o sexólogo, também pode virar um obstáculo. “Há pessoas que lidam superbem com sexo casual, enquanto outras precisam de certa intimidade para ter relações sexuais. Isso leva tempo para acontecer”, explica.

E como lidar?

Para quem está passando por essa situação e não vê a hora de sair dela, o terapeuta sexual dá algumas dicas:

  • Primeiramente, é preciso respeitar o próprio tempo de readaptação, entender que ninguém é uma máquina e que nem sempre estamos pronto para transar. O desejo sexual não vem toda hora. Não é necessário nem saudável sair transando com todo mundo. E está tudo certo.
  • Faça coisas que ratifiquem sua autoimagem positiva e te lembrem que você é capaz, bonito (a) e tem condições de se relacionar com outras. Lembre também que você tem comportamentos sexuais adaptativos e consegue dar prazer a alguém.
  • Sempre escute o (a) parceiro (a). Cada um de nós tem um repertório. Você está acostumado com um, mas pode ser que a nova pessoa goste de outras coisas. Conversar com o crush com quem você vai transar é importante para saber o que ele gosta de fazer e receber.
  • Tenha paciência. Vá devagar. Paquere e flerte, para só depois partir para o sexo. Isso é importante para dessensibilizar a nova etapa da sua vida e ficar renovado para um outro amor – ou mesmo para se manter sozinho (a), se assim desejar.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?