Caso Preta Gil: psicólogo dá dicas para ter relação aberta saudável
A cantora Preta Gil pediu conselhos de como manter uma relação não monogâmica de forma saudável; psicólogo responde
atualizado
Compartilhar notícia
Preta Gil revelou, na última semana, que cogita novas possibilidades de relacionamento, afirmando que teria uma relação aberta. Solteira desde maio de 2023, a artista passou por um término turbulento e, agora, pensa em experimentar novidades na vida amorosa.
A revelação aconteceu durante o programa TVZ, quando Preta Gil assistiu a ex-BBB Giovanna Pitel falar sobre seu relacionamento aberto com o parceiro Wesley Toledo. “Você vai experimentando até o seu acordo de relacionamento funcionar. Eu já estou na parte madura da história, que é quando funciona.”
Na ocasião, a cantora confessou que pensa na possibilidade. “Acho chique isso. ‘Tô’ em busca de uma coisa assim”.
Ela aproveitou o momento para pedir conselhos de como manter uma relação não monogâmica de forma saudável e sustentável. “Depois a gente pode conversar sobre isso?”, completou Preta.
Como funciona
De acordo com o psicólogo Alexander Bez, as relações são moldadas por uma psicodinâmica. Ou seja, o que pode ser funcional em um momento não necessariamente terá a mesma funcionalidade em outro momento. Por isso, o grau de complexidade é muito alto.
“Para muitas pessoas, uma relação aberta atende uma necessidade da mente, sendo impossível denominá-la como certa ou errada, mas sim funcional enquanto essa necessidade existir”, explica o especialista em relacionamentos ao Metrópoles.
Alexander ainda afirma que, nas relações abertas, rege um antagonismo à monogamia, tendo uma menor densidade de comprometimento e exclusividade. “Despreza-se o interesse individual somente por uma pessoa e se abre uma possibilidade de conexão com outras”, salienta.
Dicas
Confira, abaixo, algumas dicas do psicólogo para ter uma relação aberta saudável:
- Procure novas experiências, desde que haja o conhecimento e o consentimento do companheiro;
- Conversem sobre os acordos realizados;
- Preserve a integridade sexual e faça o uso de preservativos para cuidar da saúde de ambos;
- Não verbalize com as outras pessoas o que aconteceu em encontros para não criar conflitos;
- Entenda que o ciúme como curiosidade não pode afetar a relação;
- Invista em uma boa comunicação, ela deve ser a base para o cotidiano e destino da relação.