Caso Déa Lúcia: veja importância da vida sexual na terceira idade
Entenda os benefícios de manter uma vida sexual ativa na terceira idade, como Déa Lúcia, que revelou estar vivendo um romance
atualizado
Compartilhar notícia
No último domingo (22/10), Déa Lúcia — mãe de Paulo Gustavo — revelou, durante o Domingão com Huck, que está namorando um “coroa maravilhoso”. Quando questionada pelo apresentador, confirmou que está vivendo um romance. “Eu tenho um namorado maravilhoso, gostosérrimo. Namoro, beijo na boca“, disse.
Apesar de Déa não ter falado sobre sexo especificamente, é importante ressaltar que a sexualidade não se limita a penetração e preliminares. A sexualidade do casal também está na interação íntima entre eles.
Dito isso, desfrutar do prazer e manter a sexualidade ativa é muito saudável para pessoas que estão na terceira idade. Sim, ao contrário do que muitos pensam, não existe idade limite para isso.
“A nossa sexualidade nasce e morre com a gente. Dentro de cada etapa da vida, em cada fase e cada ciclo, temos novas descobertas, novos prazeres e explorações do corpo. E isso pode ser em qualquer idade, inclusive após os 70, 80”, explica a psicóloga e especialista em sexualidade Carolina Freitas.
Nessa faixa etária, a especialista frisa que as pessoas aprendem ainda mais que sexo vai muito além de penetração. Uma vez que o corpo físico vai envelhecendo e pode haver algumas dificuldades tanto por parte dos homens quanto das mulheres, a estimulação do corpo como um todo é importante.
Benefícios
A vivência sexual e as novas descobertas não só estão liberadas na melhor idade como são altamente recomendadas. Carolina afirma que uma vida sexual ativa melhora a saúde física e mental.
“Com ou sem parceria, o prazer é sempre importante. Logo, mesmo sem estar acompanhado(a), é recomendado manter sempre a autoestimulação e a masturbação”, indica.
Manter o prazer em dia garante benefícios como alívio do estresse, fortalecimento da imunidade, controle de pressão, melhora do sono e do humor e até mesmo o fortalecimento da musculatura da região pélvica.