metropoles.com

Carnaval dá tesão? Entenda o “fogo no rabo” generalizado da data

Com a proximidade do Carnaval e durante as festividades, as pessoas tendem a sentir mais desejo sexual. Entenda os motivos

atualizado

Compartilhar notícia

Pollyana Ventura/Getty Images
Pessoas brincando Carnaval - Metrópoles
1 de 1 Pessoas brincando Carnaval - Metrópoles - Foto: Pollyana Ventura/Getty Images

Está chegando o Carnaval e, com ele, um maior “fogo no rabo” dos foliões de plantão. De uma forma geral, com a proximidade da data as pessoas criam expectativas relacionadas à pegação e ao sexo, o que faz com que o desejo sexual aumente significativamente.

De acordo com o terapeuta sexual André Almeida, uma das explicações desse modus operandi é a carga histórica que a data carrega. Com origem em festas profanas e pagãs, o cristianismo a recuperou como um pré-quaresma — momento de recolhimento e privação.

“O objetivo era adentrar neste período de maior privação após um período de grandes excessos no que dizia respeito a festança e comida. Com o tempo, isso acabou se espalhando para outras questões, como o comportamento sexual”, explica.

Trazendo para os dias atuais, a maior parte da população continua tendo uma maior percepção de liberdade nessa época. “Como o desejo sexual é formado por diversas questões, inclusive sociais, essa sensação de permissividade abre espaço para as pessoas expressarem a sexualidade de forma mais aberta, o que pode favorecer, sim, mais tesão”, afirma.

Com responsabilidade

Apesar de uma maior liberdade sexual não ser, necessariamente, algo ruim, o período acaba favorecendo também comportamentos de risco relacionados ao sexo. A permissividade também se estende ao uso de drogas lícitas e ilícitas, o que acaba influenciando no comportamento.

Não à toa, o Carnaval costuma vir acompanhado de diversas campanhas de conscientização.

“É importante tomar alguns cuidados para não se expor. O recomendado é fazer uma redução de risco: levar sempre várias camisinhas, se hidratar, comer bem, entender interações de substâncias para não misturar algo que possa te fazer mal e contar com uma rede de apoio em casos de emergência. Se deve curtir com consciência!”, finaliza o especialista.

Agora é só partir para a folia (e para a pegação).

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?