Campanha britânica busca normalizar sexualidade na melhor idade
Realizado pela ONG Relate, projeto traz idosos nus em situações sexuais e vai espalhar as fotos por todo o Reino Unido
atualizado
Compartilhar notícia
Uma campanha realizada no Reino Unido chamou atenção em todo o mundo nessa semana. Realizado pela ONG britânica Relate, o projeto traz homens e mulheres idosos nus e em situações sexuais, para normalizar a sexualidade nesta fase da vida.
As fotos ficaram por conta do renomado fotógrafo Rankin. Em entrevista ao The Guardian, o artista falou sobre o quanto a intimidade é necessária neste momento em que o mundo vive, e afirmou que a intenção da campanha é quebrar convenções.
“A idade é apenas um número. A grandiosidade do amor e da afeição – coisas sobre as quais não paramos de escrever livros, filmes e canções – não precisam mudar conforme envelhecemos”, disse.
Em preto e branco, as imagens (que serão exibidas por todo o país durante esta semana) vêm acompanhadas de frases com conotação sexual que passam mensagens sobre o quanto o sexo ainda é importante na melhor idade. Além dos cliques com casais, o projeto traz também referências à masturbação.
Apesar de, socialmente, ainda se tratar de um tabu e existir a crença de que a sexualidade é “menos importante” depois de certa idade, especialistas afirmam que uma vivência sexual ativa é altamente recomendada para a manutenção da saúde física e mental.
“Manter o prazer em dia garante benefícios como o alívio do estresse, fortalecimento da imunidade, controle de pressão, melhora do sono e do humor e até mesmo o fortalecimento da musculatura da região pélvica”, explicou em entrevista anterior à coluna, a terapeuta sexual Carolina Freitas, do Sexo Sem Dúvida.