Baixa libido? Um em cada quatro jovens não transa há dois anos
É fato que, hoje em dia, os jovens estão fazendo bem menos sexo que há alguns anos, mas fica a pergunta: é seletividade ou baixa libido?
atualizado
Compartilhar notícia
Você acha que, hoje em dia, os jovens estão menos “transões” do que há alguns anos? Caso sim, resposta certa. Dados levantados pelo Datafolha, em parceria com a Omens, constataram que um a cada quatro jovens não fez sexo nos últimos dois anos.
Apesar de, em um primeiro momento, parecer uma constatação ruim, a psicóloga e sexóloga Alessandra Araújo afirma que essa diminuição de atividade sexual entre os jovens pode estar relacionada a algo positivo, como a seletividade.
“Hoje, temos uma abertura muito maior para falar de sexo. Fala-se mais sobre consequências, troca de energia, responsabilidade com o próprio corpo e o corpo do outro. Um dos frutos positivos é que as pessoas começaram a colocar na balança se aquele sexo realmente vale a pena, se realmente é seguro, entre outras questões”, explica.
Por outro lado, pode haver uma baixa na libido de uma forma geral, sim. A especialista não acredita que o momento político tenha tanta influência entre os jovens no que diz respeito ao tesão, mas ressalta que o psicológico influencia diretamente o desejo sexual.
“A libido tem a vertente biológica, que é a quantidade de hormônios e a movimentação deles no nosso organismo, e a emocional. Logo, se eu estou passando por um momento estressante, por um luto, dor ou estiver muito ansiosa, minha atenção se volta para isso, causando um enfraquecimento da parte que quer ter esse desejo sexual atendido”, conclui.
Veja seis maneiras de aumentar a libido e melhorar a vida sexual neste link.