Amizade colorida! Veja se dá para fazer sexo com amigo sem se apegar
Sexólogas esclarecem sobre a pegação entre os amigos de todas as horas, e dão dicas para ter sexo casual sem comprometer a relação
atualizado
Compartilhar notícia
Sexo casual apenas para homens é coisa do passado. Embora um passado não tão distante assim (afinal, é recente o debate do prazer feminino), falar em transar sem se apegar já faz parte do repertório de muita gente, inclusive as mulheres.
Se for para ter sexo sem intenções de relacionamento, nada melhor que alguém de confiança. Atire a primeira pedra quem nunca se envolveu com um amigo. Há quem ame a ideia do P.A. (pinto amigo), ou amizade colorida, aquela pessoa que nunca te deixa na mão — neste caso, literalmente.
Ainda que muita gente fique com os dois pés atrás e com medo de balançar o relacionamento quando se fala em transar com um amigo, existem outros que lidam bem com amizades coloridas e desfrutam de todos os benefícios dessa relação.
De acordo com a sexóloga Thalita Cesário, “é completamente possível ter relações sexuais sem que haja envolvimento emocional. Para que isso aconteça, depende muito das referências, crenças e expectativas das pessoas envolvidas. A maneira como cada pessoa interpreta a sexualidade, ato sexual e relacionamento é que irá conduzir a relação ‘sem envolvimento’”, defende.
O risco
Thalita lembra que é fato que não há garantias de que haja sempre sexo sem envolvimento, “Uma vez que ainda no sexo casual nós buscamos o mínimo de conexão. Além disso, as pessoas são imprevisíveis”, alerta.
Ela reforça que antes de pensar em se envolver ou não, é preciso refletir: “O grande questionamento é: por que não quer se envolver? Medo? Não quer assumir compromisso e seguir na diversão? Cabe se questionar e o principal, ter responsabilidade afetiva com a outra pessoa e comunicação clara no alinhamento de expectativas”, orienta.
Se combinar direitinho
A sexóloga Michelle Sampaio também defende que “combinando direitinho” e alinhando expectativas, é possível transar sem se envolver.
“Seja para o homem ou para a mulher, seja uma única vez ou pegações quando estão carentes, ver o sexo apenas como fonte de prazer é uma opção legal, principalmente, se é com um par que você confia e ainda role uma atração física”, argumenta.
Intimidade a seu favor
Por fim, não há uma receita pronta a ser seguida nem certezas sobre o futuro da amizade após a pegação. Dá, sim, para seguir o bom senso e usar a comunicação e intimidade a seu favor para não melar a amizade.
“Compartilhe o que está sentindo. Caso esteja se apegando, ou se desconfie que está tendo sentimentos além da transa, fale com a parceria”, orienta Michelle.