Submissos na cama! Expert revela o que é ser “brat” no universo BDSM
A foto verde neon tomou proporções significativas no universo pop, mas poucas pessoas sabem que ser “brat” é ser submisso
atualizado
Compartilhar notícia
Se você é jovem ou tem acesso a internet, já se deparou com uma onda de memes compostos por um verde vibrante acompanhados da palavra “brat”. A gíria, junto à estética verde neon, faz referência ao sexto álbum de estúdio da cantora inglesa Charli XCX. Porém, algumas pessoas não fazem ideia que o termo é muito mais que isso: ele faz parte do universo BDSM e é usado, também, para se referir a pessoas que se inclinam à submissão, mas com toques de rebeldia.
No contexto do BDSM (bondage, disciplina, dominação, submissão, sadismo e masoquismo), “brat” é uma palavra utilizada para descrever um tipo de submisso(a) que desafia e provoca o(a) dominante de propósito.
O sex coach e adepto ao BDSM Marcio Wolf aponta que, diferentemente de uma submissão tradicional passiva ou obediente, o brat, dentro da cena dominação/submissão, testa os limites do seu parceiro dominante por meio de atitudes irreverentes e desobedientes de forma intencional.
“Essa é uma cena combinada entre os participantes e envolve o prazer de desobedecer, desafiar e provocar o dominante de forma que sua autoridade seja reforçada”, salienta Marcio. “Torna-se, para os adeptos, uma forma de manter a interação divertida, estimulante, desafiadora e, às vezes, rebelde.”
Brat é submisso ou dominante?
Esse conceito se refere a um tipo de papel que, durante uma relação BDSM, envolve uma personalidade específica que implica fazer “pirraça”. Marcio reforça que não é somente uma submissão.
No fundo, trata-se de oferecer resistência na prática sexual de BDSM e de quebrar as regras. “Ser um submisso que, em comum acordo com seu dominador, assume esse papel irreverente, desobediente, provocativo e brincalhão”, complementa.
Brat e BDSM
O sex coach reforça que tudo dentro do BDSM ocorre por meio do consentimento e da comunicação.
“Lembrando que, como em qualquer cena BDSM, o consentimento e a comunicação clara entre os participantes é essencial para que todos se sintam bem e seguros com essa dinâmica, respeitando-se os limites definidos por ambos.”
O brat neon viralizou!
O termo brat ficou conhecido e fez com que várias empresas postassem versões de seus logos com o tom verde neon.
Com memes, montagens e fotos de perfil com filtros nessa atmosfera, os internautas têm sido unânimes: “carimba que é brat”. A frase tem sido repetida e repostada sempre que surge um objeto cujas cores remetem à identidade visual.
O álbum da cantora britânica Charli XCX se tornou viral desde que foi lançado. Em entrevista à edição de Singapura da revista Vogue, Charli comentou o uso do verde neon na capa do álbum. “Eu queria utilizar um tom de verde agressivo, ofensivo e fora dos padrões para passar a ideia que algo está errado”, comentou.