Adeus, ano velho! Cinco dicas para apimentar a vida sexual em 2025
Aproveite 2025 para apimentar a relação e dar vida àquelas fantasias que sempre ficaram na imaginação; veja dicas da sexóloga Ana Paula
atualizado
Compartilhar notícia
Entra ano, sai ano, e as metas continuam focando na vida pessoal e profissional. Para 2025, que tal investir também na vida sexual? É uma excelente oportunidade para apimentar a relação e dar vida àquelas fantasias que sempre ficaram na imaginação.
O Metrópoles conversou com a sexóloga e psicóloga Ana Paula Nascimento, que deu cinco dicas para apimentar a vida sexual em 2025. A expert levou em consideração tendências e práticas que podem ajudar a trazer mais diversão e intimidade para o relacionamento.
“Apimentar a vida sexual em 2025 pode envolver uma combinação de novas tecnologias, comunicação aberta, exploração e aprendizado contínuo. O importante é que ambos os parceiros se sintam confortáveis e dispostos a experimentar e se conectar de maneira mais profunda”, diz Ana Paula.
Confira abaixo:
Uso de tecnologias
Uma das sugestões da sexóloga é investir em brinquedos sexuais que podem ser controlados por aplicativos. “Muitos permitem que você ou seu parceiro ajuste as configurações remotamente, mesmo à distância.”
Outra dica é apostar em experiências de realidade virtual que podem oferecer cenários eróticos imersivos, aumentando a excitação e a fantasia.
Novas posições e locais
Segundo a profissional, experimentar novas posições e locais pode ser uma ótima estratégia para renovar a intimidade. Existem diversos recursos disponíveis, como livros e vídeos, para oferecer inspiração.
“Experimente fazer sexo em diferentes locais da casa ou até mesmo em um local inusitado (com consentimento, claro). Isso pode adicionar um elemento de novidade e excitação”, indica a expert.
Ambiente sensual
Investir em iluminação e música pode ajudar a aumentar a intimidade e o desejo. Para isso, Ana Paula recomenda usar luzes suaves e criar uma playlist sensual. Vale também apostar em óleos essenciais, velas aromáticas e massagens como uma ótima maneira de criar conexão.
“Reserve um tempo específico para o casal longe das distrações do dia a dia. Isso ajuda a reconectar e criar um espaço para a intimidade. É importante praticar o autocuidado e a aceitação do corpo. A autoestima é fundamental para uma vida sexual saudável e satisfatória.”
Jogos e desafios
De acordo com a psicosexóloga Ana Paula, há diversos jogos projetados para casais que podem ajudar a quebrar o gelo e introduzir novas atividades sexuais de forma divertida.
Se preferir, “crie desafios ou listas de tarefas sexuais que vocês possam completar juntos ao longo do mês.”
Comunicação aberta
A honestidade na comunicação possibilita a exploração de fantasias e desejos sexuais, além de resolver conflitos que possam surgir. Por isso, conversar sobre o que funciona e o que não funciona durante os momentos íntimos é uma possibilidade para apimentar a vida sexual no próximo ano.
“Acho que vale a pena reservar um tempo para conversar sobre fantasias e desejos. Isso pode ajudar a construir intimidade e confiança, além de abrir portas para novas experiências”, finaliza a sexóloga Ana Paula.