metropoles.com

Seis exercícios para ganhar desempenho e fôlego na hora do sexo

Ter uma vida ativa aumenta o condicionamento físico e a flexibilidade, além de evitar dores durante e depois da transa

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Unplash
Duas pessoas juntas na cama
1 de 1 Duas pessoas juntas na cama - Foto: Unplash

Às vezes, a transa é tão boa que deixa lembranças – não só na memória, mas em cada parte do corpo: dores musculares e nos ligamentos, coluna fora do lugar, pulso aberto… E segue a lista. Em outros casos, o sexo nem precisa ser inesquecível para maltratar no dia seguinte. Identificou-se? Caso a resposta seja positiva, talvez seja hora de incorporar uma rotina fitness ao dia a dia.

Segundo especialistas, não suamos nos lençóis à toa: o sexo exige energia, condicionamento, boa circulação sanguínea, tonificação muscular e flexibilidade. Atributos que, a longo prazo, só alguns minutos diários de exercícios físicos podem garantir. Embora a queima calórica no sexo não seja expressiva – cerca de 30 minutos de sexo fazem homens e mulheres queimarem, respectivamente, 100 e 70 calorias – o nível de excitação e criatividade dos envolvidos podem transformar a transa em um verdadeiro circuito de crossfit.

Nessa seara, os que se aplicam mais costumam ter resultados superiores. Segundo o personal trainer brasiliense Alisson Campos, além de evitar dores, quem se dedica ao fortalecimento corporal pode ter um desempenho melhor e prolongar o sexo.

“O preparo cardiovascular, por exemplo, é um dos mais exigidos. Se bem trabalhado, melhora o fluxo de oxigênio e pode ajudar, inclusive, a prevenir problemas de ereção”, afirma o profissional. 

Para ajudar quem ainda não tem uma rotina fitness nem tempo a perder, Alisson sugere seis exercícios que podem ser feitos em casa ou ao ar livre e que, logo, resultarão em um up na vida sexual. Mãos à obra: 

Antes de mais nada, o alongamento

Além de ser essencial para evitar dores durante e depois o sexo, alongar o corpo ajuda a aumentar o repertório de posições sexuais possíveis. Alisson sugere investir tempo, principalmente na parte posterior das pernas, zona muito cobrada na hora H, tanto para homens quanto para mulheres. Para isso, sente-se no chão, estique uma perna em frente ao corpo e mantenha a outra flexionada. Com a coluna reta, leve o tronco à frente, com a intenção de encostar a mão no pé, até sentir o alongamento. Mantenha-se na posição por 10 a 30 segundos e faça o mesmo com a outra perna. Repita de cinco a seis vezes. “O alongamento também pode ser feito depois do sexo, para evitar as dores”, acrescenta o personal trainer.

Reprodução/Pinterest
Exercícios simples de alongamento podem ajudar a evitar dores durante e depois do sexo

 

Aeróbicos no lugar

Segundo Campos, uma forma eficaz de trabalhar a frequência cardíaca e ganhar fôlego no sexo é dedicar um tempo aos exercícios aeróbicos. O personal sugere correr no lugar (simular a corrida sem mover-se) e pular cordas. “Ajudam muito e podem ser feitos em praticamente qualquer lugar”.  A dica é começar com calma e aumentar o ritmo gradativamente. 

Agachamento

O agachamento é ideal para exercitar a musculatura das coxas e do bumbum, além de fortalecer as pernas, que são bastante demandadas em posições, como a cavalgada. Para iniciantes, o exercício pode ser feito de três a quatro vezes na semana, em quatro séries de seis a oito repetições. 

Mas, atenção à postura. Movimentos equivocados podem machucá-lo (a) antes mesmo do date começar. Durante o exercício, os pés devem estar afastados na largura do ombro e as pontas dos pés, voltadas ligeiramente para fora. Então, flexione os joelhos como se fosse sentar-se em uma cadeira, empurrando o quadril para trás. Depois,  volte à posição inicial. A coluna precisa estar reta e não pode doer durante o exercício. 

Fortalecendo os braços

Segurar o próprio corpo sobre a cama ou, ainda, o corpo do parceiro (a) exige muito dos braços. Exercícios como a flexão e a barra fixa são completos e cumprem bem o papel de fortalecê-los.  Para que o exercício seja executado sem riscos, é necessário não flexionar muito os punhos.

 

Ponte fortalece região pélvica

A ponte ajuda no fortalecimento da musculatura pélvica e também das pernas, coluna, abdômen e glúteos. Ela ainda promove benefícios para homens e mulheres. A ideia é fazer uma ponte retílinea com o corpo, em posição deitada, com os joelhos flexionados e mantendo os braços estendidos apoiados no chão. Os joelhos devem ficar paralelos à linha do quadril. Faça um movimento de subida e descida do quadril, em conjunto com o trabalho de respiração e contração.

Abdominais 

Os abdominais também elevam o condicionamento e ajudam na hora de elaborar as posições.  A dica do personal é utilizar as variações do exercício e dedicar um tempo razoável a ele. O sucesso e a melhora no desempenho são certas. Outra vantagem é que dá pra fazer junto ao companheiro (a).

Saúde em dia, sexo também

A pratica de atividades físicas é importantíssima para o sexo não só pelo progresso muscular que ela pode proporcionar.  Segundo a sexóloga Virgínia Gaia, malhar ajuda na  produção de serotonina, substância responsável pela melhora do humor, e na liberação de testosterona, hormônio importante para estimular a libido de homens e mulheres.

“Há, também, um aspecto psicológico. Quem faz exercícios costuma ter uma autoestima mais elevada. Sente-se bem e seguro ao dedicar-se ao autocuidado, independentemente da questão estética”, pontua. 

“Quando a saúde está em dia, a vida sexual também é melhor”, afirma Gaia. 

 

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?