5 sinais de que você é poliamoroso, de acordo com especialistas
Alguns sinais podem revelar se você tem tendência a ter um pezinho no poliamor
atualizado
Compartilhar notícia
Poliamor, relacionamento aberto, relação não-monogâmica, trisal, namoro liberal. Os termos chamam a atenção nos últimos anos, principalmente porque as pessoas vão se abrindo à novas experiências e compartilhando. Mas atenção: não é tudo a mesma coisa, e cada um tem uma definição e um acordo diferente entre os envolvidos.
O portal norte-americano Insider divulgou um estudo de 2019 apresentado na Sociedade para o Estudo Científico da Sexualidade, que aponta que 89% das pessoas ao menos consideraram uma relação não monogâmica, mas isso não significa que agem de acordo com o desejo.
A terapeuta Rachel Wright, de Nova York, que se identifica como homossexual e poliamorosa, declarou ao portal que, como os relacionamentos monogâmicos são mais normalizados, as pessoas poliamorosas podem descobrir que preferem a não monogamia mais tarde na vida.
Então, se você já se questionou sobre sua relação, ou cogitou experimentar o poliamor, os especialistas listaram cinco sinais que revelam se o poliamor é para você.
Já disseram que você tem problemas de compromisso
Pessoas que são poliamorosas muitas vezes se sentem presas a relacionamentos monogâmicos, então a ideia de se comprometer com uma pessoa pode parecer assustadora.
Antes que as pessoas percebam que são poliamorosas, elas podem ter problemas para ter relacionamentos sérios por medo de perder a liberdade de também namorar outras pessoas. Esse medo pode surgir para os outros como “problemas com compromisso”
Você se sente preso em relacionamentos monogâmicos
Outro sinal de que você pode ser poliamoroso é se sentir incapaz de ter relacionamentos monogâmicos. A especialista aponta que em nossa sociedade existe uma tendência para a monogamia compulsória: “Frequentemente, parece que não há uma decisão a ser tomada porque não temos outras opções, então consideramos isso como ou é monogamia ou nenhum relacionamento”, esclarece.
Como resultado, as pessoas acabam não percebendo que são poliamorosas e ficam insistindo em uma dinâmica monogâmica De acordo com a especialista, pode ser até que a pessoa desenvolva ressentimento em relação ao parceiro e acabe traindo.
Você tem várias paixões ou interesses românticos
Você é do tipo que está sempre apaixonado por alguém? Ou sente uma “quedinha” por várias pessoas desde que era jovem e teve dificuldade em escolher entre elas? De acordo com os especialistas, este é um sinal de que você pode ser poliamoroso.
Muitas pessoas poliamorosas sentem que têm uma quantidade infinita de amor para dar aos outros, então é normal sentir que você pode amar várias pessoas ao mesmo tempo.
Você se sente bem com a ideia de seu parceiro estar com outras pessoas
Por fim, um último sinal apontado pelos especialistas, é que se a ideia de seu parceiro namorar outra pessoa não parecer um rompimento do negócio ou uma traição, pode ser um sinal.
Mas atenção, isso não quer dizer que sentir ciúme significa que você não é poliamor, já que o ciúme é uma parte natural de qualquer relacionamento, mas muitas vezes as pessoas poliamorosas dizem que sentem que você pode superar esses sentimentos comunicando-se com o parceiro.
Independentemente de esses sinais descreverem você ou não, se você acha que pode estar adepto ao poliamor, mas não sabe por onde começar, considere falar com um terapeuta. Conhecer seus limites pode ser um ótimo início.
Além disso, vale conferir algumas vezes que a Pouca Vergonha abordou o assunto:
Dicas para relacionamento aberto;
Mitos e verdades sobre relacionamentos poliamorosos;
Quando abrir o relacionamento;
E por fim, entenda o poliamor.