metropoles.com

3 motivos para incluir a masturbação na rotina e gozar sem culpa

Em maio é celebrado o Mês da Masturbação. Veja motivos para inserir a prática no dia a dia

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução/ FreePik
Foto colorida em close de uma mulher deitada sob um lençol vermelho colocando a mão por dentro da calcinha preta - Metrópoles
1 de 1 Foto colorida em close de uma mulher deitada sob um lençol vermelho colocando a mão por dentro da calcinha preta - Metrópoles - Foto: Reprodução/ FreePik

Estimular os órgãos sexuais a fim de chegar ao orgasmo é a definição de masturbação. Ela pode ser feita sozinha, com auxílio de brinquedos sexuais, em parceria, a sós e até envolvendo outros pares.

O mês de maio foi todo dedicado ao autoprazer. E sabemos que quando falamos em masturbação feminina o assunto geralmente vem acompanhado de tabus. Mas esse cenário vem mudando.

Uma pesquisa do Sexlog, rede social de encontros, apontou que 63% das mulheres não se sentem julgadas quando falam sobre o tema. Porém, 31% delas disseram que já perceberam certo julgamento, mas pontuaram que não se importam.

5 imagens
Os dildos são ótimas opções para penetração
A escolha do tamanho vai depender da preferência individual
O bullet é a recomendação universal de primeiro vibrador
Mas, cuidado! Em excesso  pode ser prejudicial
1 de 5

A masturbação é uma prática saudável

2 de 5

Os dildos são ótimas opções para penetração

3 de 5

A escolha do tamanho vai depender da preferência individual

4 de 5

O bullet é a recomendação universal de primeiro vibrador

5 de 5

Mas, cuidado! Em excesso pode ser prejudicial

Para Mayumi Sato, CMO do Sexlog, o preconceito acerca da masturbação feminina é algo que deveria ter ficado no passado.

“Hoje em dia, nós sabemos que a masturbação é algo natural para o corpo e, com equilíbrio, só traz benefícios. O humor melhora, reduz estresse, aumenta a percepção sobre o próprio corpo e isso também ajuda na hora de se relacionar com o outro. Encarar esse tema como tabu está, definitivamente, fora de moda”, frisa Mayumi.

E para não restar dúvidas (nem culpa) sobre esse assunto, elencamos três motivos para incluir a prática na rotina. Confira:

Masturbação é saúde

Entre os passos de uma rotina de saúde e autocuidado, incluir um orgasmo pode ser benéfico à saúde. Além disso, estar em dia com o prazer pode trazer inúmeros benefícios para a vida.

Desde benefícios físicos a psicológicos, como bem-estar e redução do estresse. Quem explica é a ginecologista Lilian Fiorelli, da USP. A profissional ressalta que o processo de ficar excitada promove aumento da atividade cardíaca e vasodilatação: “Isso traz mais oxigenação para os tecidos, mais vida, aumenta a circulação sanguínea, principalmente na região pélvica, o que melhora o sistema cardiológico. Além disso, facilita a manutenção da flora vaginal”.

Nesta matéria, você confere mais quatro benefícios que a prática da masturbação pode promover para a saúde.

Fortalece o assoalho pélvico

Para quem gosta de uma justificativa para além do fato de o orgasmo da masturbação ser prazeroso, temos evidências científicas. Artigo publicado no portal Insider elencou os benefícios da prática. Um deles é que gozar pode fortalecer os músculos do assoalho pélvico – são aqueles ao redor do útero e da bexiga, que permitem reter a urina.

E ainda a musculatura fortalecida ajuda na incontinência. A ginecologista Neely Elisha, de Nova Jersey, salienta que os exercícios de Kegel são a maneira mais eficaz de fortalecer a região, mas pontua que o orgasmo também pode colaborar, já que promove contração e relaxamento da área.

Autoamor

E se todos os motivos dados até agora ainda não te convenceram, saiba que incluir a masturbação no dia a dia pode ser um ato de amor próprio.

Expert em prazer feminino, Mistress Charlotte defende que a masturbação é algo muito pessoal e deve ocorrer quando a pessoa está com vontade. “É um momento de relaxamento, a mente precisa estar tranquila”, pondera.

Nesta reportagem, cinco mulheres que sabem tudo sobre o assunto dão dicas e falam sobre como se excitam e chegam ao orgasmo.

Por fim, experimente explorar seu corpo e seu prazer, não apenas neste mês da masturbação, mas sempre que tiver vontade. Autoprazer é autoconhecimento.

Confira o podcast Prazer sem tabus:

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?