Vídeo mostra rosto de Banksy pela 1ª vez durante intervenção em Londres
Com desenhos de ratos no metrô, misterioso artista usou mais uma vez a pandemia para refletir sobre o uso dos espaços públicos
atualizado
Compartilhar notícia
O recluso Banksy saiu do isolamento para criar uma nova obra de arte inspirada pela pandemia do novo coronavírus (Covid-19). Mais especificamente, sobre as mensagens ambíguas dadas pelo governo britânico acerca do uso de máscaras em espaços públicos da Inglaterra.
Em vídeo postado no Instagram, nesta terça (14/7), o misterioso Banksy usa traje de proteção para entrar num vagão do metrô de Londres. Ele pede para alguns passageiros se afastarem enquanto aplica, nas janelas e paredes do transporte público, desenhos em spray de ratos espirrando, usando máscaras e segurando produtos para higienizar as mãos.
Banksy batizou a intervenção urbana ironicamente de If You Don’t Mask, You Don’t Get — em tradução literal, algo como “se você não usar máscara, você não pega”; em outro sentido, ele pode querer dizer “você não entende”, a depender da interpretação.
No fim do clipe, aparece a mensagem “I get lockdown” (“eu entro em lockdown”), seguida de “but I get up again” (“mas eu me levanto de novo”). As frases fazem trocadilho com a letra do hit Tubthumping, da banda Chumbawamba, lançado no fim dos anos 1990. O refrão da faixa diz: “I get knocked out / But I get up again” (“eu sou derrubado / mas me levanto novamente”).
Enquanto o governo vai impor uso obrigatório de máscaras em mercados e comércios da Inglaterra a partir de 24 de julho, alguns políticos são contra a medida. A polícia deverá multar em 100 libras quem não usar proteção facial nesses espaços.
O influente conservador Desmond Swayne, por exemplo, chamou a obrigatoriedade de máscaras de “imposição monstruosa” e chegou a questionar a utilização da polícia para fiscalizar as pessoas.