metropoles.com

Vamos falar sério? O paredão entre Ana Paula e Laércio é muito mais do que um simples BBB

Desde que a disputa foi formada, opiniões divergentes surgem nas redes sociais. A discussão, novamente, é entorno do comportamento abusivo dos homens

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Globo/Divulgação
montagem BBB
1 de 1 montagem BBB - Foto: Globo/Divulgação

Os dois tweets resumem o assunto que dominou as redes sociais desde o domingo (31/1). É o paredão do “Big Brother Brasil”, que rola nesta terça-feira (2/2), e coloca frente a frente Ana Paula e Laércio. Os dois protagonizam uma batalha particular: ela (e outras mulheres fora da casa) o acusa de ser um assediador, enquanto o designer se diz perseguido.

Laércio é acusado de pedofília desde o dia em que a Globo divulgou os nomes dos participantes. Segundo o depoimento de várias mulheres, ele tem como prática “embebedar” meninas menores de idade para seduzi-las.

A prática de se relacionar com menores de idade foi confessada pelo próprio participante, durante o BBB. Em conversa com um colega, Laércio disse que prefere as novinhas e contou que namora duas meninas de 16 e 17 anos, respectivamente. Esse foi um dos motivos da briga com Ana Paula. No entanto, o estopim foi quando ele estava apenas de cuecas no quarto que divide com a jornalista. Dali para a frente, foi só discussão.

O que Ana Paula, que no começo do programa afirmou ser machista, tem narrado é um situação de abuso. Relatos de pessoas que acompanham o programa pelo pay per view mostram um comportamento, no mínimo, constrangedor de Laércio.

empodere

Após a briga, novos relatos sobre a conduta de Laércio vieram à tona. Em seu Facebook, o homem se define como “efebófilo”. Não sabe o que significa? Efebofilia é o termo designado para adultos que sentem atração sexual por adolescentes até 17 anos. Além disso, o “brother” curte páginas de supremacia branca e nazismo.

laercio2

Para a designer e militante feminista Luciana Lobato, o comportamento de Laércio a repercussão da discussão reforça o machismo da sociedade.

Em todo lugar só se fala como Ana Paula é horrível por acusar Laércio de pedofilia e estupro, mesmo que o próprio tenha admitido. Sexo com vulneráveis é estupro. Sexo com menores de idade é pedofilia. Mas a vilã da história é a mulher que tem coragem de enfrentar o cara e falar o nome correto do crimes praticados. Esse é um exemplo completo e televisionado do que chamamos de cultura do estupro. Protegem o pedófilo/estuprador e condenam a vítima. Surreal, mas infelizmente muito comum

Luciana Lobato

A blogueira Lele, do site Te dou um dado, ponderou a discussão. “Acho que Ana Paula se destemperou e está sim errada em chamá-lo de pedófilo. Acho também que ela deve responder por isso juridicamente aqui fora. Porém, ela se incomodou, e foi pra cima. Do jeito dela, errada ou não. O engraçado é que ela, que no começo do programa disse com todas as letras ser machista, foi a única lá dentro a defender as meninas com unhas e dentes. Todas as outras que votaram em Laércio deram qualquer outra justificativa, menos o incômodo que admitiram, em conversas privadas, sentir com os olhares e os gestos dele para elas”, relatou.

As prévias da votação indicam que Ana Paula deve ser a eliminada. E para você? Quem deve sair? Quem está certo?

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?