Vamos falar sério? O paredão entre Ana Paula e Laércio é muito mais do que um simples BBB
Desde que a disputa foi formada, opiniões divergentes surgem nas redes sociais. A discussão, novamente, é entorno do comportamento abusivo dos homens
atualizado
Compartilhar notícia
Nunca votei nessas coisas de BBB, mas faço questão de votar pro Laércio sair.
— Paola. (@coffeeandpaper) February 1, 2016
O laercio ta pedindo p sair pq nao quer ficar na mesma cs onde vive uma desequilibrada e so nos tirar a AP que ele fica #ForaAnaPaula #BBB16
— #ForaAnaPaula (@marcosmau_s) February 1, 2016
Os dois tweets resumem o assunto que dominou as redes sociais desde o domingo (31/1). É o paredão do “Big Brother Brasil”, que rola nesta terça-feira (2/2), e coloca frente a frente Ana Paula e Laércio. Os dois protagonizam uma batalha particular: ela (e outras mulheres fora da casa) o acusa de ser um assediador, enquanto o designer se diz perseguido.
Napaula se sentiu assediada pelos olhares de Laércio e incomodada por ver ele dormindo descoberto do lado dela. Direito dela. Fim. #BBB16
— Thiago Pasqualotto (@thiago_p) January 31, 2016
Laércio é acusado de pedofília desde o dia em que a Globo divulgou os nomes dos participantes. Segundo o depoimento de várias mulheres, ele tem como prática “embebedar” meninas menores de idade para seduzi-las.
pra quem ta julgando a ana paula por causa do laercio, que nojo desse homem pic.twitter.com/zwuOO8nTo0
— zuado (@hmzuado) February 1, 2016
A prática de se relacionar com menores de idade foi confessada pelo próprio participante, durante o BBB. Em conversa com um colega, Laércio disse que prefere as novinhas e contou que namora duas meninas de 16 e 17 anos, respectivamente. Esse foi um dos motivos da briga com Ana Paula. No entanto, o estopim foi quando ele estava apenas de cuecas no quarto que divide com a jornalista. Dali para a frente, foi só discussão.
O que Ana Paula, que no começo do programa afirmou ser machista, tem narrado é um situação de abuso. Relatos de pessoas que acompanham o programa pelo pay per view mostram um comportamento, no mínimo, constrangedor de Laércio.
Após a briga, novos relatos sobre a conduta de Laércio vieram à tona. Em seu Facebook, o homem se define como “efebófilo”. Não sabe o que significa? Efebofilia é o termo designado para adultos que sentem atração sexual por adolescentes até 17 anos. Além disso, o “brother” curte páginas de supremacia branca e nazismo.
Para a designer e militante feminista Luciana Lobato, o comportamento de Laércio a repercussão da discussão reforça o machismo da sociedade.
Em todo lugar só se fala como Ana Paula é horrível por acusar Laércio de pedofilia e estupro, mesmo que o próprio tenha admitido. Sexo com vulneráveis é estupro. Sexo com menores de idade é pedofilia. Mas a vilã da história é a mulher que tem coragem de enfrentar o cara e falar o nome correto do crimes praticados. Esse é um exemplo completo e televisionado do que chamamos de cultura do estupro. Protegem o pedófilo/estuprador e condenam a vítima. Surreal, mas infelizmente muito comum
Luciana Lobato
A blogueira Lele, do site Te dou um dado, ponderou a discussão. “Acho que Ana Paula se destemperou e está sim errada em chamá-lo de pedófilo. Acho também que ela deve responder por isso juridicamente aqui fora. Porém, ela se incomodou, e foi pra cima. Do jeito dela, errada ou não. O engraçado é que ela, que no começo do programa disse com todas as letras ser machista, foi a única lá dentro a defender as meninas com unhas e dentes. Todas as outras que votaram em Laércio deram qualquer outra justificativa, menos o incômodo que admitiram, em conversas privadas, sentir com os olhares e os gestos dele para elas”, relatou.
As prévias da votação indicam que Ana Paula deve ser a eliminada. E para você? Quem deve sair? Quem está certo?