SBT é condenado a pagar R$ 700 mil após plágio em novela infantil
A emissora nega a acusação e declara que os símbolos exibidos em As Aventuras de Poliana são universais
atualizado
Compartilhar notícia
Silvio Santos deverá desembolsar uma grana após os artistas plásticos Luca Bastolla e Maria Carolina Mello, do canal Life is Bit, acusarem o SBT de plágio. Eles alegam que a fachada da escola Ruth Goulart, da novela infantil As Aventuras de Poliana, possui cópias idênticas de três obras dos artistas.
De acordo com o site iG, a advogada Gelsa Abreu Marques da Silva, representante da dupla, conseguiu indenização por parte da emissora por danos materiais e morais no valor de R$ 700 mil. A decisão é da 13ª Vara do Foro Central Cível de São Paulo.
À publicação, a assessoria do SBT rebate a acusação. “Essa condenação é extremamente controversa. A emissora não foi condenada por plágio , uma vez que não se usou uma criação intelectual daqueles que entraram na Justiça. A única coisa que a emissora fez foi colocar em um muro da cidade cenográfica um raio e um coração, usados universalmente. Figuras formatadas em pixels são usadas no mundo inteiro”, argumentou.
Ainda de acordo com a emissora, “a figura não foi focalizada de maneira ostensiva e não prejudicou comercialmente a prestação de serviço oferecido pelos autores da ação. Além disso, a originalidade de um raio e de um coração é situação subjetiva”.
A assessoria frisou que a decisão judicial nada tem a ver com Íris Abravanel, autora da trama. “[Ela] não participa da parte cenográfica da telenovela, não tendo relação com a reclamação dos senhores Luca Bastolla e Maria Carolina Mello”, disse.