Realities show gastronômicos são sucesso na televisão brasileira
A cozinha nunca esteve tão na moda. Ou melhor, a gastronomia. O sucesso do “Masterchef Brasil” (e a atual versão Júnior) impulsionou o Brasil para um mercado que há muito bomba na gringa: os realities shows gastronômicos. Atualmente, pelo menos seis atrações nacionais estão no ar na tevê fechada e aberta: “Batalha de Confeiteiros” (Record), […]
atualizado
Compartilhar notícia
A cozinha nunca esteve tão na moda. Ou melhor, a gastronomia. O sucesso do “Masterchef Brasil” (e a atual versão Júnior) impulsionou o Brasil para um mercado que há muito bomba na gringa: os realities shows gastronômicos. Atualmente, pelo menos seis atrações nacionais estão no ar na tevê fechada e aberta: “Batalha de Confeiteiros” (Record), “Cozinheiros em Ação” (GNT), “Masterchef Júnior” (Band), “Homens Gourmet” (Fox Life), “Que Seja Doce” (GNT) e “Bake Off Brasil” (SBT).
O sucesso do gênero foi comprovado em recente pesquisa do Ibope Twitter TV Ratings (ITTR), divulgada pela revista Época Negócios. De acordo com os dados, os realitys culinários são responsáveis por 45% dos tuites brasileiros.
O Masterchef, por exemplo, é responsável pela maior audiência da Bandeirantes – ultrapassando o futebol. A Record apostou no carisma da astro Buddy Valastro, que comanda a versão brasileira de seu programa de confeitaria.
O que estaria por trás do sucesso desses programas? É difícil apontar apenas um motivo. Nos últimos anos, a gastronomia passou a fazer parte do dia a dia dos brasileiros. Por outro lado, também, as atrações movimentam algo do nosso cotidiano. Nem todos são chefs, mas a maioria já arriscou preparar algum quitute.
Enfim, mesmo que não saibamos os motivos, temos uma certeza: realities gastronômicos devem ter vida longa por aqui.