Rapper Residente revela crítica a Bolsonaro em This is Not America
Cena do clipe de This is Not America mostra homem comendo carne e limpando a boca em bandeira do Brasil
atualizado
Compartilhar notícia
O rapper porto-riquenho René Pérez, o Residente, lançou na sexta-feira (18/3) o clipe da música This is not America, uma reflexão às lutas e sofrimentos dos povos latino-americanos.
Uma cena do vídeo chama a atenção: de costas para uma criança indígena, um homem branco, de terno e gravata, come uma refeição à base de carne e, em seguida, usa sem cerimônia a bandeira do Brasil para limpar a boca.
Segundo Residente, a cena faz referência ao presidente Jair Bolsonaro (PL) e a política anti-indígena que tem estimulado a devastação das florestas em detrimento de interesses políticos junto a grandes agricultores e pecuaristas.
“Vários presidentes limpam a boca nas bandeiras dos seus países, mas como não podíamos botar todos eles, escolhemos o campeão”, revelou o rapper portorriquenho, conhecido internacionalmente pelo grupo Calle 13, em entrevista ao Jornal O Globo.
A música This is not America conta com a participação da dupla franco-cubana Ibeyi. A letra crítica – a exemplo de outros sucessos do cantor, como Guerra, El Hormiguero, Hijos del Cañaveral e Latinoamérica -, ressalta os valores dos povos dominados por nações ricas. No caso da letra mais recente, com direção do francês Gregory Orel, o cantor faz um protesto direto aos Estados Unidos.
O vídeo traz uma série de referências às lutas dos povos latino-americanos e às violências praticadas contra eles pela atuação imperialista dos Estados Unidos — país que costuma se autodenominar América, apagando a identidade do restante do continente.