metropoles.com

Professor TikTok: docente usa plataforma para ganhar atenção de alunos

Pofessô Jão encontrou na plataforma uma forma de se conectar mais com os estudantes e expandir as possibilidades de mostrar o conteúdo

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução
pofessô jão
1 de 1 pofessô jão - Foto: Reprodução

Com a vacinação avançando cada vez mais, alunos e professores começam a vislumbrar um retorno às salas de aula sem a sombra da Covid-19. Mas é fato que uma geração inteira ficará marcada pelas aulas remotas.

Por sorte, uma legião de docentes duplicaram a criatividade tão comum à profissão e tentaram fazer com que ensinar por meio da webcam também pudesse ser uma experiência boa. E muitos conseguiram isso se valendo exatamente das ferramentas que entretiveram as crianças durante o isolamento.

@jemachadogKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK QUE ✨ÓDIO✨ #professor #aulaonline #foryou♬ som original – João Eduardo

Com 1,4 milhão de seguidores no TikTok, o professor João Eduardo Machado se tornou um fenômeno nas redes unindo vontade de ensinar com o típico humor que conquista a geração Z — afinal, ele tem 19 anos. Segundo ele, a imaginação já era parte do trabalho antes da pandemia, mas as exigências dispararam quando ele se viu longe da criançada.

“Na escola, podíamos fazer trabalho em grupo, uma aglomeração à tarde… On-line, isso é totalmente inviável. Começamos a ter ideias de como cada um, de dentro de sua casa, pudesse se entregar às atividades da mesma forma que no presencial. No meu caso, comecei a trazer muita música, virar amigo deles para, com isso, eles pudessem querer participar da atividade fosse ela qual fosse”, disse o baiano.

@jemachadogKKKKKKKKKKKKKKKKK fizeram minha leitura labial, né? 🥰😭 #professor #aulaonline #foryou♬ It’s The Hard-Knock Life – ✨ A n d r e a ✨

Pofessô Jão, como é chamado, encontrou na plataforma não apenas uma forma de conectar mais com os estudantes, mas de expandir suas possibilidades na hora de apresentar o conteúdo. Então, dá-lhe música, coreografias, comentários engraçados… Tudo isso para captar a atenção dos pequenos confinados nas telinhas do computador.

“A falta de proximidade entre a gente é ruim porque uma das melhores partes de ser professor é o carinho que a gente recebe. Não poder ter isso nos deixa sentidos. A melhor alternativa foi chegar para eles mostrando que queria ser amigo. Óbvio que sempre mantendo o respeito, mas não queria que houvesse essa visão de professor, que pudessem desabafar, pedir conselhos. Consegui substituir, mesmo que não 100%”, garante.

@jemachadogKKKKKKKKKKKKKKKKKK tentando entender a imaginação de quem disse que eu estava dentro do quadro 🤡 #professor #aulaonline #foryou♬ som original – João Eduardo

Não é para todos

João entende que a “tiktokzação” das profissões — a ilusória obrigação de que é preciso produzir conteúdo na internet para ser reconhecido — é um efeito negativo. Por isso, apesar do sucesso, entende que nem todos os professores são obrigados a seguir o trabalho por esse caminho.

“Fico feliz de ser uma inspiração, mas cada professor tem sua forma de lecionar e isso tem de ser respeitado”, garante. Mas, se você é um dos que entendem a plataforma como um bônus no aprendizado, ele dá dicas.

“Divida com o aluno que quer trabalhar com alguma rede social para incluir no conteúdo. O aluno te ensinando a mexer no aplicativo, depois, você ensinando a matéria para o aluno com o aplicativo que ele te ensinou a usar. Divida a sua dificuldade com seu aluno, não queira fazer tudo sozinho. Seja amigo dele!”, completa. 

No YouTube, João explicou como se tornou professor tão jovem. Confira!

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?