metropoles.com

Pooh é uma menina. E daí? Por que isso nos afeta tanto?

Colunistas do Metrópoles avaliam o motivo pelo qual a revelação de que a personagem infantil é fêmea mexe tanto com as pessoas

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
urinho_pooh_banner
1 de 1 urinho_pooh_banner - Foto: null

De repente, a internet parou. As redes sociais não tinham outro assunto. Nada mais se falava. O ursinho Pooh, na verdade, é uma ursinha. Sim, era uma menina – quem revelou isso? A própria escritora do livro infantil.

Pronto. O simples fato de um ursinho ser ursinha gerou uma comoção. Durante essa terça-feira (10/11), o assunto foi comentado por 38,7 mil pessoas no Twitter. A maioria, inclusive, não aceitava o fato:

Aí, fica a dúvida. Por que o fato de um personagem tão querido da nossa infância ser uma menina causa tanta comoção? E também raiva?

“Depois da morte, a sexualidade é o maior dos tabus que atravessam a humanidade”, explica João Rafael Torres, psicoterapeuta e colunista do Metrópoles. “A repercussão gerada por algo aparentemente tão banal é resultado do despreparo que ainda temos para lidar com o diferente”, completa.

Para João Rafael Torres, todo o tabu construído em torno do sexo afeta diversas outras instâncias sociais. “O sexo deveria ser uma instância íntima, pessoal e intransferível. Mas não é o que ocorre. Sentimo-nos no direito de avaliar, condenar ou absolver o outro por sua forma de amar.”

O colunista LGBT do Metrópoles, Italo Damasceno, relembra outro momento que gerou polêmica. A revelação de que o mago Albus Dumbledore era gay.

Em 2007, quando J.K.Rowling revelou que Dumbledore era gay, a reação foi forte. Pessoas criticaram duramente a autora pela confidência, no mínimo, extraordinária. Muitos entendem que orientação sexual é assunto proibido nas histórias infanto-juvenis e consideram qualquer referência a isso uma subversão da inocência infantil

Italo Damasceno

Segundo Italo, o que ocorre, atualmente, com o ~drama Pooh~ é um reflexo de que o tema gênero precisa entrar em discussão na sociedade.

“Pelo rebuliço causado com a simples revelação de que Pooh é uma ursa, será que agora gênero também será um assunto tabu que não é de bom tom ser citado nas histórias infantis?”, indaga.

Além de Pooh ser fêmea, Dumbleodore gay, outros personagens estão se revelando. Mutantes já saíram do armário, a Mulher-Gato assumiu ser lésbica. Ou seja, a modernidade chegou aos quadrinhos. Ainda bem!

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?