metropoles.com

Jornalistas da Globo em Alagoas pedem intervenção na emissora

Após uma greve que gerou a demissão de vários profissionais, um grupo de jornalistas encaminhou carta pedindo ajuda à família Marinho

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução
Rede Globo
1 de 1 Rede Globo - Foto: Reprodução

Este ano, a Rede Globo está dando o que falar em relação aos seus funcionários. Dessa vez, após participarem de uma greve, em junho, no Estado de Alagoas, alguns funcionários pertencentes à emissora TV Gazeta, afiliada a Rede Globo,  sofreram forte repreensão. 

A emissora decidiu, dentre os vários participantes da greve, rebaixar cargos e até mesmo afastar alguns profissionais do ambiente de trabalho. Com todas essas decisões, um grupo de jornalistas da rede resolveu tomar uma atitude mais drástica ainda: pedir a intervenção do Grupo Globo na emissora local. 

De acordo com o colunista Ricardo Feltrin, do UOL, eles enviaram uma carta à direção de jornalismo do Grupo Globo no Rio de Janeiro e em São Paulo. Confira parte da mensagem: “Somente uma intervenção na diretoria administrativa e, sobretudo, de Jornalismo, é capaz de mudar os rumos dessa história que contamos hoje a você e, em seguida, ao público. O jornalismo construído ao longo dos últimos 30 anos na TV Gazeta de Alagoas, afiliada da Rede Globo, onde trabalham e trabalharam os jornalistas que apresentam esta carta, não é mais visto na televisão”, diz o documento enviado à rede da família Marinho.

Confira a carta, na íntegra, dos ex-grevistas: 

“Avaliamos, a cada linha escrita, até onde poderíamos ir na organização das palavras, na narrativa dos fatos. Nos agarramos à certeza de que a vida é feita de experiências que se somam e que, ao se depararem com a verdade, expandem o olhar.

Dessa forma, passamos então a compreender a complexidade do mundo e do outro. 

É por meio da palavra, matéria-prima da profissão que escolhemos, o jornalismo, que narramos aqui aquilo que parece ser invisível, mas dói. É o que não se adivinha, mas pesa, como disse Orides Fontela. E para expandir o olhar e trazer alívio, todos os fatos abordados são acompanhados de documentos, fotos e vídeos que comprovam sua veracidade.

O objetivo é levar ao seu conhecimento, na esperança de que, ao terminar a leitura, seja feita uma avaliação do cenário e uma intervenção direta da Globo em busca de melhorias. 

O jornalismo construído ao longo dos últimos 30 anos na TV Gazeta de Alagoas, afiliada da Rede Globo, onde trabalham e trabalharam os jornalistas que apresentam esta carta, não é mais visto na televisão.

A mudança não significa um avanço, mas é um reflexo da má gestão e do desrespeito a todos os profissionais. Tal situação coloca em risco a credibilidade da emissora e compromete a qualidade da informação que chega ao telespectador — nosso bem maior. 

É pelo compromisso que nós jornalistas assumimos com a sociedade, de transparência sobre todas essas coisas, que não podemos deixar que isso continue.

Somente uma intervenção na diretoria administrativa e, sobretudo, de Jornalismo, é capaz de mudar os rumos dessa história que contamos hoje a você e em seguida ao público.

Assim sendo, esperamos profundamente que todas as coisas se resolvam o mais rápido possível, pelo bem do bom jornalismo e dos profissionais que dedicam e dedicaram parte da vida na sua construção. Atenciosamente, Maceió (AL), 29 de julho de 2019.”

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?