metropoles.com

Jornalista celebridade: veja o caminho de Leo Dias até o sucesso

Leonardo Antônio Lima Dias contou ao Metrópoles a trajetória profissional e como lidou com a exposição na mídia

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Daniel Ferreira/Metrópoles
Leo-Dias
1 de 1 Leo-Dias - Foto: Daniel Ferreira/Metrópoles

Antes de ter Susanas, Anittas, Luanas e Belos na sua vida, Leonardo Antônio Lima Dias, 44 anos, ou o famoso Leo Dias, percorreu todas as dificuldades e (algumas) glórias do mundo do jornalismo. Em entrevista ao Metrópoles, ele detalha os passos da carreira, revezes da vida, e garante que a exposição do seu vício em drogas o fez mais verdadeiro.

Em busca do primeiro emprego, ainda na faculdade de jornalismo, em 1993, Leo bateu na porta do Consulado de Portugal e pegou o endereço de todas as rádios portuguesas. “Mandei carta me oferecendo como correspondente. E a RDP África me contratou. Trabalhei lá por quase 10 anos”, revela. A RDP África, sistema de rádio estatal, fazia transmissão para todos os países de língua portuguesa – entre os quais, Lisboa, São Tomé e Príncipe, Cabo Verde e Angola. “Lá, cobri, em 1998, a visita do papa João Paulo II a Havana, em Cuba. Fiquei a poucos metros do pontífice e de Fidel Castro. Tinha 18 anos”, destaca.

Leo também teve de usar o “jeitinho brasileiro” ao ser enviado para uma entrevista com o ex-presidente do Timor Leste Xanana Gusmão. O único detalhe é que o ex-mandatário estava preso por ter tomado a frente da revolução timorense pela independência do país. Dias não tinha autorização para entrevistá-lo, porém foi ao local mesmo assim. “Não entrei na cadeia, mas subornei algumas pessoas com a camisa da Seleção Brasileira. Coloquei um gravador com perguntas, e ele respondeu, lendo e gravando. Foi um grande furo na época”, conta.

 

5 imagens
O jornalista vai trazer as informações quentinhas sobre as celebridades e o mundo da televisão
Leo continua todos os dias na Rádio Metrópoles 104,1FM
O jornalista entra no ar por volta das 8h30
Ele é colunista do Metrópoles
1 de 5

Leo Dias é o mais novo colunista do Metrópoles

Daniel Ferreira/Metrópoles
2 de 5

O jornalista vai trazer as informações quentinhas sobre as celebridades e o mundo da televisão

Daniel Ferreira/Metrópoles
3 de 5

Leo continua todos os dias na Rádio Metrópoles 104,1FM

Andre Borges/Esp. Metrópoles
4 de 5

O jornalista entra no ar por volta das 8h30

Andre Borges/Esp. Metrópoles
5 de 5

Ele é colunista do Metrópoles

Andre Borges/Esp. Metrópoles

 

Leonardo só se tornou Leo quando foi trabalhar na Contigo. “Ali começou o Leo Dias. Rodava à noite, entregava Playboy para seguranças de boates, fazia papparazzi. Depois, fui para o Extra, como repórter do caderno de TV. Em 2005, saiu a colunista e entrei no lugar. Aí eu completei o Leo Dias”, relata. 

“Era o colunista mais temido do Rio de Janeiro. Via onde tinha um caso e provocava. Por exemplo: Carnaval. Os intocáveis no Rio eram os bicheiros. Uma vez, fiz assim: o presidente da Vila Isabel tinha uma amante, que era a rainha de bateria da Portela, mas não a colocava na escola dele porque a esposa trabalhava lá. Vamos parar de viver de mentira, né? Ele tem uma amante, pagou R$ 600 mil para colocá-la como rainha de bateria da Portela, e revelei tudo isso”, assinala o jornalista.

No entanto, o sucesso subiu à cabeça. “Fui demitido do Extra porque estava me sentindo o tal, o foda. Comecei a bater de frente com uma das minhas chefes, mas não sabia que ela era tão poderosa. Descobri o caso dela com um chefão do jornal. Certa vez, falei: ‘Não consigo receber ordem de alguém que sabe menos do que eu’”, lembra Leo.

Apesar de ter achado que a carreira acabou, Leo foi chamado para trabalhar no Yahoo! e, em seguida, convidado para o jornal O Dia. “Eu tinha uma história em jornal. Entrei no Extra em 2003, virei colunista em 2005, fui demitido em 2011. Em outubro, O Dia me contratou. Acredito que cumpri meu papel no impresso”, salienta.

Na TV

O rosto que estampava o jornal foi parar na televisão e projetou ainda mais a carreira de Leonardo Antônio. “Fui para o TV Fama como repórter. Mas quando estive no Fofocalizando, minha vida mudou, para melhor e para pior. Passei a pagar o preço da fama”, destaca.

“Um cara chamado Silvio Santos mudou a minha vida. Um diretor lá no SBT [Marcio Esquilo] me contratou e falou: ‘Nem faz muito barulho, o Silvio não sabe que você está aqui’. Saí da RedeTV! porque não quiseram me dar R$ 1 mil de aumento e ainda fui ganhar menos no SBT. No Fofocalizando, me apresentava três vezes por semana. Depois, fui contratado para todos os dias e aumentaram meu salário. Quando participei do Programa Silvio Santos, meu pai me liga e diz: ‘O SBT me ligou e dobrou o seu salário. O Silvio mandou dar o aumento’”, revela. 

Foi na televisão que Leo Dias deixou, em parte, de ser o colunista temido e se humanizou. Isso ocorreu quando o jornalista expôs o problema que enfrenta com as drogas. “As pessoas lembram de mim por conta do programa. Me expus demais, mas é o preço. As pessoas viam aquele cara que era odiado sofrendo. Então, ele tem coração. Quem é verdadeiro cresce mais do que quem vive de mentira. Pago o preço por ter me exposto demais, mas também tirei duas toneladas das costas”, desabafa.

Futuro

Além de atuar na Rádio Metrópoles 104.1FM, em que participa diariamente no programa Os Cabeças da Notícia, Leo tem colunas em dois jornais impressos, um blog on-line, e é diretor executivo do TV Fama, da RedeTV!.

A primeira missão é mudar o Carnaval da emissora paulista. Para isso, ele convidou um time de famosos, como Gretchen, Simony, Brunna Gonçalves (namorada de Ludmilla) e Lorena Improta. “Vai ser um grande desafio. A emissora está contaminada, só mostra bunda. Mudar a cabeça do repórter também vai ser muito difícil. Vamos tentar fazer com que o foco não seja só o corpo da mulher”, destaca. 

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?