DJ Rennan da Penha desmascara golpista que usou nome dele
A história, contada pelo jornalista Bruno Silva, teve um desfecho para lá de inesperado
atualizado
Compartilhar notícia
Golpes no WhatsApp estão cada vez mais comuns. No crime, bandidos clonam o chip da vítima e roubam os números de telefone delas, acessando as contas e disparando mensagens falsas. O jornalista Bruno Silva quase caiu em um, mas foi salvo não apenas pela própria astúcia, mas com a ajuda do DJ Rennan da Penha.
No Twitter, ele fez o relato de como isso aconteceu. “Então, tentaram me dar o golpe do WhatsApp ontem e o desfecho é sensacional”, começou. “Alguém me ligou falando que era assessor do DJ Rennan da Penha. Falou que ele me seguia no Instagram (fui checar, e realmente segue), e disse que ele estaria me convidando para um show no RJ, com tudo pago”.
Tudo parecia ok: o golpista pediu confirmação de e-mail e realmente era aquele; Rennan seguia Bruno no Instagram. A coisa ficou estranha quando Silva recebeu um código no WhatsApp: ali, notou o crime. Ainda que tenha percebido tudo, decidiu investigar mais a fundo.
“Aproveitando essa conexão social inesperada, mandei mensagem para o Rennan, perguntando se ele realmente tinha me convidado para um show. Pra minha surpresa, ele me respondeu MUITO rápido, pedindo o nome da pessoa para confirmar. Não tinha o nome, mas tinha o telefone”, escreveu Bruno, que é editor do site de games The Enemy.
“O Rennan foi atrás do cara. Aí o inesperado aconteceu: o cara CONFESSOU o golpe”. Isso mesmo: o próprio DJ Rennan da Penha desmascarou o criminoso. “Bem, é isso. Protejam-se contra golpes online e vão a um show do Rennan da Penha”, completou Bruno. Clique para ver a thread completa no Twitter:
Então, ontem tentaram me dar o golpe do WhatsApp ontem, e o desfecho é sensacional. Vamos de thread pra contar tudo.
— Bruno ?? Silva (@brunofreex) March 6, 2020