Conheça Magawa, o rato farejador que ganhou um prêmio de bravura animal
Magawa, de cinco anos, tem uma habilidade fantástica de farejar minas terrestres e munições não detonadas
atualizado
Compartilhar notícia
Um rato africano gigante se tornou um herói e até ganhou um prêmio de bravura animal, o equivalente ao da maior honra civil que é dada no Reino Unido, a Cruz de Jorge. Isso porque Magawa, de cinco anos, tem uma habilidade fantástica de farejar minas terrestres e munições não detonadas.
A honraria foi concedida pela organização veterinária britânica PDSA, nesta sexta-feira (25/9). Magawa ganhou uma medalha de ouro pela “bravura salvadora e devoção ao dever”, que transformou a vida das pessoas no Camboja.
Morador da cidade de Siem Reap, no Camboja, Magawa é o primeiro rato a receber a honraria nos 77 anos em que a premiação é realizada. Cães, gatos e até mesmo um pombo já foram condecorados.
“Herorat”
A instituição de caridade belga APOPO treinou o animal na Tanzânia. Desde então, o rato herói farejou 39 minas terrestres e 28 itens de munições não detonadas, tornando-o o “HeroRAT” (Rato herói) de maior sucesso da organização.
O diretor-geral da PDSA ressaltou que o trabalho do roedor é único e notável. “Magawa salva e muda diretamente a vida de homens, mulheres e crianças que são afetados por essas minas terrestres.” Na região, milhões de minas foram colocadas entre 1975 e 1998.
Magawa foi adaptado a detectar o composto químico dentro dos explosivos. Quando arranha a terra e mostra onde o explosivo está, ele é recompensado com guloseimas saborosas — bananas e os amendoins preferidos.
Grande o suficiente para vasculhar vastas áreas preso a uma coleira, ele é leve da forma ideal para não detonar as minas, o que torna seu serviço essencial. Hoje, a APOPO tem 45 ratos farejadores de minas terrestres e 31 detectando tuberculose na África e na Ásia.