“Chaves” completa 45 anos: veja lista com os 10 melhores episódios
Com humor pueril e inocente (porém com altas doses de sarcasmo e ironia), a série conquistou fãs de todas as idades e faz sucesso até hoje
atualizado
Compartilhar notícia
Em 20 de junho de 1971, o humor na televisão ganhou um marco: foi nesta data que “El Chavo Del Ocho” fez sua estreia no México. Na década seguinte, batizado de “Chaves”, o programa ganhou as telas brasileiras no SBT e mesmo hoje, 30 anos depois, ainda é sinônimo de sucesso e audiência.
Criada por Roberto Gómez Bolaños, o Chespirito (apelido que vinha de “pequeno Shakesperare”), a série conta a história do órfão que morava dentro de um barril. Na vila em que habitava, o pequeno Chaves aprontava todas ao lado dos amigos Quico e Chiquinha.
O núcleo “adulto” era composto por personagens inesquecíveis como a Dona Florinda, a Dona Clotilde (Bruxa do 71), o Professor Girafales, interpretado por Rubén Aguirre, falecido na semana passada, o Sr. Barriga, o inesquecível Seu Madruga, entre outros.
Com humor pueril e inocente (porém com altas doses de sarcasmo e ironia), “Chaves” conquistou fãs de todas as idades.
Para matar as saudades e dar boas risadas, o Metrópoles selecionou os 10 melhores episódios da série, que hoje até virou doodle do Google para comemorar as quase cinco décadas de lançamento. Isso, isso, isso!
A Casa da Bruxa
Seu Madruga pede para que as crianças entreguem um jornal a Dona Clotilde. Com ela fora de casa, o trio composto por Chaves, Quico e Chiquinha tem de entrar na residência vazia para completar a tarefa. Lá dentro, eles embarcam numa fantasia coletiva e encontram a famosa “Bruxa do 71”.
Quem está aí?
Outro gato!
O Concurso de Beleza
No dia da competição de Miss Universo, Seu Madruga, Professor Girafales, Quico e Chaves ficam vidrados nas mulheres vestidas em trajes de banho na TV. Enquanto isso, Dona Florinda, Dona Clotilde e Chiquinha lutam para chamar a atenção dos rapazes.
“E aqui temos a candidata seguinte, a senhorita do 71, Miss Clotilde. Sua beleza jovem destaca-se em um moderno e elegante traje. Um modelo que veste com garbo. Seu rosto completa-se lindamente com o penteado que ela usa, com um chapéu atrevidamente exótico. Suas medidas, 99, 52, 99”.
A Grande Festa (O Festival da Boa Vizinhança)
Dividido em vários episódios, a comemoração da vila apresenta peça de teatro, sarau poético e show de música, tudo produzido pela criançada e assistido pelos adultos.
MAMÃE QUERIDAAAAA… Meu coração por ti bate…
Como caroço de abacate!
O Disco Voador
O interesse súbito dos meninos pelos OVNIs acaba virando código para anunciar a chegada de Seu Barriga, que vai à vizinhança cobrar os eternos 14 meses de aluguel devidos pelo Seu Madruga.
JÁ SE FOI O DISCO VOADOR!
AO CONTRÁRIO, JÁ CHEGOU O DISCO VOADOR!
Vamos todos a Acapulco
Quando Chiquinha ganha uma promoção para curtir a cidade litorânea de Acapulco, todo mundo também resolve tirar umas férias. Até o Chaves, convidado pelo Seu Barriga, aparece por lá.
Boa noite, vizinhança!
O aniversário do Seu Madruga
A vila decide fazer uma surpresa para o aniversário do Seu Madruga. Só que, sem saber de nada e com a imaginação fértil do criativo Chaves à seu serviço, o pai da Chiquinha acredita estar sendo vítima de um complô que terminará com o assassinato dele.
Se sente mal?
O primeiro dia de aula
A volta das crianças à classe do Seu Girafales ganha um convidado especial. É que o Seu Madruga, fugindo de mais uma bofetada de Dona Florinda, invade a aula e acaba até ensinando lições valiosas aos travessos alunos.
PRE-RI-GO!
Vamos ao cinema?
Seu Madruga, Dona Florinda e companhia saem para ver um filme, mas, claro, as crianças acabam causando as maiores confusões na sala escura.
Teria sido melhor ir ver o filme do Pelé!
O Filme de Terror
Com os adultos da vila ocupados, a criançada brinca de contar histórias de terror durante a noite. Começa aí uma sessão de sustos e gargalhadas.
Já te disse para tirar essa máscara.
Um Salário Para o Chaves
Dona Neves, a “biscavó” da Chiquinha, tenta conseguir um salário fixo para o Chaves, funcionário do restaurante de Dona Florinda. Ao lado de outras militantes, ela inferniza até Jaiminho, o carteiro de Tangamandapio.
Dona Neves Velha Reumática!