metropoles.com

Carreta Furacão segue proibido de usar imagem de Fonfon; entenda

Decisão da Justiça manteve liminar que proíbe o grupo de explorar a imagem do personagem, acusado de plágio pelo filho do criador de Fofão

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução
Imagem colorida mostra montagem com o personagem Fonfon, da Carreta Furacão, e Fofão, criado pelo ator Orival Pessini, falecido em 2016. Os dois personagens possuem cabelo vermelho e grandes bochechas caídas
1 de 1 Imagem colorida mostra montagem com o personagem Fonfon, da Carreta Furacão, e Fofão, criado pelo ator Orival Pessini, falecido em 2016. Os dois personagens possuem cabelo vermelho e grandes bochechas caídas - Foto: Reprodução

O grupo infantil Carreta Furacão segue sem poder explorar a imagem de Fonfon em shows, festas, publicidade e nas redes sociais. A decisão é do Tribunal de Justiça de São Paulo, que manteve liminar que proibia o intérprete do personagem de recriar um novo Fofão.

Acontece que o Carreta Furacão é acusado de plágio em processo aberto pela Agência Artística, comandada por Pedro Vasen Pessini, filho de Orival Pessini, que deu vida a Fofão no Balão Mágico, durante os anos 1980.

A agência cobra indenização de R$ 500 mil e afirma que “Orival Pessini tinha receio de que seus personagens fossem apropriados indevida e maliciosamente por terceiros”.

Além disso, declarou à Justiça que Pessini tinha pedido, antes de morrer, que “tanto as máscaras quanto os respectivos moldes de seus personagens fossem destruídos”. O processo aberto pela Agência Artística contra o Carreta Furacão se deu após o McDonald’s contratar Fonfon para uma campanha publicitária, em setembro.

O desembargador José Carlos Ferreira Alves, conforme o colunista Rogério Gentile, do Uol, afirmou que “aparentemente o grupo criou o personagem Fonfon como forma de burlar os direitos autorais e fazer uso desautorizado do personagem”.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?