Acusado de racismo na web, marido de Pugliesi desabafa: “Aprendizado”
O rapaz havia publicado um texto de apoio às manifestações antirracistas, mas acabou recebendo várias críticas em seu perfil no Instagram
atualizado
Compartilhar notícia
Erasmo Viana, marido da influenciadora digital Gabriela Pugliesi, usou as redes sociais nesta quarta-feira (03/06) para desabafar após ser acusado de racismo. O rapaz havia publicado um texto de apoio às manifestações antirracistas, mas acabou recebendo várias críticas em seu perfil no Instagram.
“Acabei fazendo um post falando com algumas palavras que talvez… Talvez, não. Que soaram um pouco com racismo estrutural enraizado, que nem eu mesmo sabia. E, por conta disso, eu fui buscar informação, fui ler, foi ver o Instagram de algumas pessoas e entender um pouco melhor porque estavam falando aquilo”, disse.
“Acho que está sendo muito esclarecedor tudo isso que está acontecendo. Às vezes, um erro sem querer que a gente faz, acaba nos ajudando de outra forma”, declarou ainda Erasmo.
“Então, para mim foi um aprendizado muito grande entender um pouco mais sobre racismo estrutural, se colocar no lugar dos negros, que é muito difícil a gente, como branco, querer falar sobre isso. Tem que ter muita cautela. Mas, para mim, foi muito enriquecedor esse diálogo, esse assunto que está tendo, porque pude me informar mais e agora ter mais precaução e empatia com os negros”, concluiu.
No post em questão, Erasmo afirmou ter sido criado em Salvador, na Bahia, “onde mais de 80% da população é afrodescendente”. Disse, também, que praticava racismo quando criança, mas que atualmente, considera a postura lamentável.