“Xerife” nomeado por Moraes no TSE é exonerado após violência doméstica
“Xerife” do combate às fake news foi detido por disparo de arma de fogo dentro da própria casa
atualizado
Compartilhar notícia
Nomeado por Alexandre de Moraes com status de “xerife” no combate às fake news, o perito Eduardo Tagliaferro foi exonerado do cargo que ocupava no TSE desde agosto de 2022.
Tagliaferro foi detido por violência doméstica após um disparo de arma de fogo dentro de casa, em Caieiras (SP).
De acordo com o relatos da esposa de Tagliaferro, ele chegou em casa alterado na noite de segunda-feira (8). Um amigo de Tagliaferro também se encontrava na residência. Esse amigo tentou tomar a arma, mas ele subiu para o primeiro andar da residência e disparou um tiro.
A polícia foi acionada e Tagliferro acabou detido. Ele nega a discussão. Tagliaferro disse à polícia que deixou a arma em cima de uma mesa para guardá-la num cofre. Segundo o depoimento, o amigo teria pego arma e subido até o quarto com ela na cintura. O disparo teria sido acidental.
Tagliaferro é casado há 21 anos e tem duas filhas. Ele ocupava a Assessoria Especial de Enfrentamento à Desinformação (AEED) do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), nomeado por Alexandre de Moraes em agosto de 2022.
Sua exoneração foi publicada nesta terça-feira (9). A esposa pediu medidas protetivas que estão sendo avaliadas pela Justiça.