metropoles.com

Vídeo: candidato acusa homem de comprar votos e é agredido em Manaus

Candidato a prefeito de Manaus, Amom Mandel acusou dois homens por suposta compra de votos e levou tapa de um deles enquanto gravava

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reproução
Homem acusado de comprar votos em Manaus deu tapa na mão de Amom Mandel (Cidadania) em Manaus.
1 de 1 Homem acusado de comprar votos em Manaus deu tapa na mão de Amom Mandel (Cidadania) em Manaus. - Foto: Reproução

Uma confusão nas ruas de Manaus, com direito a perseguição de carro, marcou o fim do primeiro turno na capital amazonense. O deputado Amom Mandel (Cidadania) acusou dois  homens de tentar comprar votos. Eles fugiram de moto e foram perseguidos pela equipe do parlamentar, que concorreu à prefeitura. Um dos sujeitos foi alcançado e reagiu com uma tapa no celular do congressista e ameaçou atropelá-lo.

A cena foi gravada pelo pelo deputado e também por um morador. A briga aconteceu no bairro de São José 1, na Zona Leste de Manaus, na tarde deste domingo (6/10). De acordo com Mandel, os homens tinham cerca de R$ 5 mil  nos bolsos. Parte do dinheiro caiu na rua em meio à correria. Várias notas de R$ 50 foram espalhadas no asfalto.

“Poucas pessoas sabem, mas no dia das eleições o candidato tem poder de delegado de fiscalização. Então, pode entrar nas zonas eleitorais e denunciar qualquer irregularidade que esteja ocorrendo. Por esse motivo e por exercer um papel de fiscalizador, preferi ir para as ruas e verificar essas situações”, diz o deputado.

Os policiais não chegaram a tempo e os homens deixaram o local. A equipe de Amom Mandel denunciou o caso à Polícia Federal. O Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM) registrou duas prisões por compra de votos e caixa dois durante as eleições deste ano. Os presos atuavam em Itacoatiara e Parintins.

De acordo com o desembargador João de Jesus Abdala Simões, houve ainda 17 casos de distribuição de santinhos encaminhados ao Ministério Público. Enquanto isso, o juiz de propaganda eleitoral Jean Pimentel relatou a apreensão de materiais de campanha durante vistorias em Manaus.

Manaus terá 2º turno com David Almeida e Capitão Alberto

Amom Mandel ficou em terceiro lugar na eleição na capital amazonense, com 19,10% dos votos válidos. O atual prefeito, David Almeida (Avante), terminou na frente com 32,16%, seguido pelo Capitão Alberto Neto (PL), que teve 24,94%.

Em quarto lugar ficou o deputado estadual Roberto Cidade (União), com 17,01%; Marcelo Ramos (PT), com 6,03%; Wilker Barreto (Mobiliza),  com 0,66%; e Gilberto Vasconcelos (PSTU), com 0,10%.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comPaulo Cappelli

Você quer ficar por dentro da coluna Paulo Cappelli e receber notificações em tempo real?