Vídeo: candidato acusa homem de comprar votos e é agredido em Manaus
Candidato a prefeito de Manaus, Amom Mandel acusou dois homens por suposta compra de votos e levou tapa de um deles enquanto gravava
atualizado
Compartilhar notícia
Uma confusão nas ruas de Manaus, com direito a perseguição de carro, marcou o fim do primeiro turno na capital amazonense. O deputado Amom Mandel (Cidadania) acusou dois homens de tentar comprar votos. Eles fugiram de moto e foram perseguidos pela equipe do parlamentar, que concorreu à prefeitura. Um dos sujeitos foi alcançado e reagiu com uma tapa no celular do congressista e ameaçou atropelá-lo.
A cena foi gravada pelo pelo deputado e também por um morador. A briga aconteceu no bairro de São José 1, na Zona Leste de Manaus, na tarde deste domingo (6/10). De acordo com Mandel, os homens tinham cerca de R$ 5 mil nos bolsos. Parte do dinheiro caiu na rua em meio à correria. Várias notas de R$ 50 foram espalhadas no asfalto.
“Poucas pessoas sabem, mas no dia das eleições o candidato tem poder de delegado de fiscalização. Então, pode entrar nas zonas eleitorais e denunciar qualquer irregularidade que esteja ocorrendo. Por esse motivo e por exercer um papel de fiscalizador, preferi ir para as ruas e verificar essas situações”, diz o deputado.
Os policiais não chegaram a tempo e os homens deixaram o local. A equipe de Amom Mandel denunciou o caso à Polícia Federal. O Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM) registrou duas prisões por compra de votos e caixa dois durante as eleições deste ano. Os presos atuavam em Itacoatiara e Parintins.
De acordo com o desembargador João de Jesus Abdala Simões, houve ainda 17 casos de distribuição de santinhos encaminhados ao Ministério Público. Enquanto isso, o juiz de propaganda eleitoral Jean Pimentel relatou a apreensão de materiais de campanha durante vistorias em Manaus.
Manaus terá 2º turno com David Almeida e Capitão Alberto
Amom Mandel ficou em terceiro lugar na eleição na capital amazonense, com 19,10% dos votos válidos. O atual prefeito, David Almeida (Avante), terminou na frente com 32,16%, seguido pelo Capitão Alberto Neto (PL), que teve 24,94%.
Em quarto lugar ficou o deputado estadual Roberto Cidade (União), com 17,01%; Marcelo Ramos (PT), com 6,03%; Wilker Barreto (Mobiliza), com 0,66%; e Gilberto Vasconcelos (PSTU), com 0,10%.