Valdemar tenta convencer o PL a apoiar Hugo Motta ao comando da Câmara
Presidente do PL, Valdemar Costa Neto convocou reunião para convencer ala mais radical a relevar anistia e apoiar candidato de Arthur Lira
atualizado
Compartilhar notícia
Presidente do PL, Valdemar Costa Neto tentará convencer sua bancada de deputados a apoiar Hugo Motta (Republicanos-PB) à Presidência da Câmara na reunião marcada para esta quarta-feira (30/10). Os bolsonaristas da sigla estão irritados com Arthur Lira (PP-AL), padrinho da candidatura de Motta, porque o atual chefe da Casa retardou o projeto que prevê anistia a condenados pelo 8 de Janeiro.
A aliados, Valdemar afirmou que não é uma boa ideia o PL lançar candidato próprio para marcar posição. O dirigente tem dito que a bancada de 92 deputados do partido é grande, mas não o suficiente para vencer uma disputa majoritária na Câmara, que requer 257 votos.
Se lançar um eventual candidato do PL perder, o partido não terá o comando de comissões importantes até a próxima eleição nacional, além dificultar ainda mais o projeto de anistia.
Nos bastidores, Bolsonaro também entrou em campo e afirmou a aliados que deu aval a Hugo Motta. O ex-presidente disse que não entraria em conflito com Arthur Lira, que foi eleito presidente da Câmara durante seu governo.
A ala mais radical do PL, porém, defende que o partido não caminhe mais com Hugo Motta. Esse segmento se divide a favor entre o lançamento de uma candidatura própria e o apoio a Marcel van Hattem (Novo-SC), parlamentar crítico ao STF.
A votação para a presidência da Câmara é secreta.