metropoles.com

Valdemar apaga post e gera desconfiança no entorno de Bolsonaro

Presidente do PL, Valdemar da Cota Neto postou e apagou uma publicação, no Instagram, sobre o endosso de Bolsonaro à candidatura de Salles

atualizado

Compartilhar notícia

Reprodução/Instagram
Partido Imagem colorida de Jair Bolsonaro com um microfone na mão ao lado de Valdemar Costa Neto sorrindo e aplaudindo - metrópoles
1 de 1 Partido Imagem colorida de Jair Bolsonaro com um microfone na mão ao lado de Valdemar Costa Neto sorrindo e aplaudindo - metrópoles - Foto: Reprodução/Instagram

Presidente do PL, Valdemar da Cota Neto postou e apagou um texto, no Instagram, sobre o endosso de Bolsonaro à candidatura de Ricardo Salles à Prefeitura de São Paulo.

A mensagem dizia: “Não é que Bolsonaro quer o Salles. O Salles é que não dá paz para ele, não sai do escritório dele. Eu prefiro o [atual prefeito Ricardo] Nunes”. Minutos após a postagem, o dirigente retirou a publicação do ar.

O fato é que a mensagem que figurou por alguns minutos no Instagram de Valdemar não condiz com o pensamento de Bolsonaro. Em evento na última terça-feira, disse o ex-presidente:

“Muita gente gosta do Salles, eu também sou simpático a ele. Foi meu ministro, fez um excelente trabalho lá no [ministério do] Meio Ambiente e seria uma oportunidade de recompensá-lo. São Paulo merece realmente um nome de uma pessoa que vá fazer pelo município, e não fazer por um partido”.

Mesmo que Valdemar tenha apagado o post, ficou a impressão, na ala muito próxima a Bolsonaro, de que o dirigente tem buscado medir forças com o ex-presidente, sobretudo em São Paulo. Essa não é a primeira queda de braço entre ambos envolvendo as eleições municipais de 2024.

3 imagens
Bolsonaro e Ricardo Salles
Fabio Wajngarten sobre se afastar da defesa de Bolsonaro: "Dever de ofício"
1 de 3

Valdemar apagou post em que revela preferência por Nunes

Reprodução
2 de 3

Bolsonaro e Ricardo Salles

Foto: José Cruz/Agência Brasil
3 de 3

Fabio Wajngarten sobre se afastar da defesa de Bolsonaro: "Dever de ofício"

Vinícius Schmidt/Metrópoles

Em Guarulhos, cidade com o segundo maior colégio eleitoral de São Paulo, Bolsonaro já avisou que não apoiará o candidato que Valdemar pretende lançar.

Aliado e conselheiro de Bolsonaro, Fabio Wajngarten tem dito que “a era dos gafanhotos acabou”. A expressão é uma referência a candidatos que teriam sugado o apoio eleitoral do ex-presidente para, vitoriosos nas urnas, virarem as costas a ele.

Bolsonaro, portanto, só apoiará candidatos nos quais deposite plena confiança. E avalia que Ricardo Nunes ainda não deu sinais nesse sentido.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comPaulo Cappelli

Você quer ficar por dentro da coluna Paulo Cappelli e receber notificações em tempo real?