União Brasil: Rueda quer controle total sobre candidatos a prefeito
Em comunicado enviado aos diretório regionais do União Brasil, Rueda cobrou relação com nomes e dados pessoais de pré-candidatos
atualizado
Compartilhar notícia
Presidente nacional do União Brasil, Antonio Rueda quer controle total sobre as candidaturas do partido nas capitais brasileiras e em cidades com mais de 200 mil habitantes. O advogado tomou posse como chefe da legenda na terça-feira (11/6), depois de uma virulenta disputa com o deputado Luciano Bivar, afastado do cargo pela Executiva Nacional.
Rueda chegou a apontar Bivar como o responsável por dois incêndios em residências do dirigente em Pernambuco. O parlamentar, que acusa o ex-pupilo de “traição”, nega envolvimento nos episódios. Após sair vitorioso na queda de braço, Rueda dá sinais de que comandará a sigla com rédea curta.
Em um comunicado enviado aos diretórios regionais do União Brasil, Rueda cobrou o envio de relações com nomes e dados de todos os pré-candidatos do partido em municípios enquadrados nesses critérios.
“Com o propósito de dar fiel cumprimento à Resolução CENI nº 2, de 05 de abril de 2024, que ‘estabelece normas para escolha e substituição de candidatos e para a formação de coligações para as Eleições de 2024’, solicitamos o encaminhamento à Executiva Nacional, no prazo máximo de 10 dias a contar do recebimento desta, da relação de pré-candidatos(as) ao cargo de Prefeito(a) filiados ao União Brasil nas nas capitais dos Estados da Federação, bem como nos municípios com mais de 200.000 eleitores”, diz o comunicado.
Rueda relacionou também as informações que devem de enviadas junto com a lista dos pré-candidatos. “Pedimos especial atenção para que nos sejam também informados idade, gênero e raça de cada um(a) deles(as), a partir da autodeclaração do(a) próprio(a) pré-candidato(a)”.
De acordo com o comunicado, os dados vão colaborar com o processo de “planejamento operacional” para as eleições de outubro, que vem sendo realizado pela Executiva Nacional do partido.
Segundo dados do União Brasil, o partido conta hoje com 592 prefeitos, 570 vice-prefeitos e 5.233 vereadores. Filiado à sigla, o governador de Goiás, Ronaldo Caiado, é cotado para disputar a Presidência em 2026.