metropoles.com

União Brasil: Rueda quer controle total sobre candidatos a prefeito

Em comunicado enviado aos diretório regionais do União Brasil, Rueda cobrou relação com nomes e dados pessoais de pré-candidatos

atualizado

Compartilhar notícia

BRENO ESAKI/METRÓPOLES @BrenoEsakiFoto
Presidente do União Brasil, Antônio Rueda - Metrópoles
1 de 1 Presidente do União Brasil, Antônio Rueda - Metrópoles - Foto: BRENO ESAKI/METRÓPOLES @BrenoEsakiFoto

Presidente nacional do União Brasil, Antonio Rueda quer controle total sobre as candidaturas do partido nas capitais brasileiras e em cidades com mais de 200 mil habitantes. O advogado tomou posse como chefe da legenda na terça-feira (11/6), depois de uma virulenta disputa com o deputado Luciano Bivar, afastado do cargo pela Executiva Nacional.

Rueda chegou a apontar Bivar como o responsável por dois incêndios em residências do dirigente em Pernambuco. O parlamentar, que acusa o ex-pupilo de “traição”, nega envolvimento nos episódios. Após sair vitorioso na queda de braço, Rueda dá sinais de que comandará a sigla com rédea curta.

Em um comunicado enviado aos diretórios regionais do União Brasil, Rueda cobrou o envio de relações com nomes e dados de todos os pré-candidatos do partido em municípios enquadrados nesses critérios.

3 imagens
Antônio Rueda e Luciano Bivar brigaram pela presidência do União Brasil
Rueda tomou posse na presidência do União Brasil no dia 11 de junho
1 de 3

Luciano Bivar foi afastado do comendo do União Brasil pela Executiva Nacional do partido

IGO ESTRELA/Metropoles @igoestrela
2 de 3

Antônio Rueda e Luciano Bivar brigaram pela presidência do União Brasil

Reprodução
3 de 3

Rueda tomou posse na presidência do União Brasil no dia 11 de junho

BRENO ESAKI/METRÓPOLES @BrenoEsakiFoto

“Com o propósito de dar fiel cumprimento à Resolução CENI nº 2, de 05 de abril de 2024, que ‘estabelece normas para escolha e substituição de candidatos e para a formação de coligações para as Eleições de 2024’, solicitamos o encaminhamento à Executiva Nacional, no prazo máximo de 10 dias a contar do recebimento desta, da relação de pré-candidatos(as) ao cargo de Prefeito(a) filiados ao União Brasil nas nas capitais dos Estados da Federação, bem como nos municípios com mais de 200.000 eleitores”, diz o comunicado.

Rueda relacionou também as informações que devem de enviadas junto com a lista dos pré-candidatos. “Pedimos especial atenção para que nos sejam também informados idade, gênero e raça de cada um(a) deles(as), a partir da autodeclaração do(a) próprio(a) pré-candidato(a)”.

De acordo com o comunicado, os dados vão colaborar com o processo de “planejamento operacional” para as eleições de outubro, que vem sendo realizado pela Executiva Nacional do partido.

Segundo dados do União Brasil, o partido conta hoje com 592 prefeitos, 570 vice-prefeitos e 5.233 vereadores. Filiado à sigla, o governador de Goiás, Ronaldo Caiado, é cotado para disputar a Presidência em 2026.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comPaulo Cappelli

Você quer ficar por dentro da coluna Paulo Cappelli e receber notificações em tempo real?