Três nomes do PSol disputam quem será o candidato à Prefeitura do Rio
Base do PSol vai decidir entre três nomes apresentados para a disputa de 2024 na capital fluminense
atualizado
Compartilhar notícia
Três nomes do PSol estão na disputa pela candidatura à Prefeitura do Rio de Janeiro em 2024. A deputada estadual Renata Souza e os deputados federais Glauber Braga e Tarcísio Motta serão avaliados pela base do partido.
Para a escolha, serão realizadas eleições prévias em 10 reuniões plenárias durante o 8º Congresso do PSol carioca. Nesse processo, serão definidos os delegados que participarão da decisão sobre a candidatura.
A decisão será tomada no dia 5 de setembro, na convenção eleitoral interna, com o voto dos delegados eleitos proporcionalmente nas plenárias.
Na convenção, além do nome do candidato do PSol, os delegados vão debater o programa de governo e o arco de alianças do partido.
Renata Souza foi a mulher mais votada para uma cadeira na Assembleia do Rio de Janeiro em 2022. Ela disputou a prefeitura do Rio em 2018 e obteve 3,24% dos votos válidos.
Glauber Braga é deputado federal desde 2009. Está filiado ao PSol desde 2016, quando disputou a prefeitura de Nova Friburgo, ficando na segunda colocação com 23,79% dos votos. Em 2022, colocou seu nome à disposição do PSol para as eleições presidenciais. A proposta, no entanto, não foi acolhida pelo partido.
Tarcísio Motta está em seu primeiro mandato na Câmara dos Deputados. Em 2020, foi o vereador mais votado da capital fluminense. Motta já disputou por duas vezes o governo do Rio de Janeiro, em 2014 e 2018.