metropoles.com

Transição de Lula discute com Argentina investimento em reator nuclear

Transição de Lula discutiu nesta quarta-feira (21/12), com a Argentina, investimento em reator nuclear e retorno a bloco político

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Divulgação
reator nuclear na argentina
1 de 1 reator nuclear na argentina - Foto: Divulgação

Integrantes da equipe de transição de Lula discutiram com a Argentina, nesta quarta-feira (21/12), a possibilidade de investimentos em um reator nuclear. As tratativas envolveram o grupo de trabalho do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações e Cecília de Los Arcos, chefe do departamento de Política da embaixada argentina.

Duas possibilidades foram avaliadas: o investimento do Brasil na tecnologia argentina e uma sociedade entre os dois países para desenvolvimento do novo reator nuclear. Pela segunda opção, a máquina poderia ser desenvolvida pela Agência Brasileiro-Argentina de Contabilidade e Controle de Materiais Nucleares (Abacc). Em ambos os casos, o investimento brasileiro seria na casa do bilhão.

A expectativa é que o reator nuclear propicie ao Brasil a fabricação de radiofármacos destinados ao diagnóstico e tratamento do câncer e outras doenças.

Também foi discutido, no encontro da transição, o retorno do Brasil à Comunidade de Estados Latino-americanos e Caribenhos (Celac). Em 2020, sob Bolsonaro, o Brasil deixou a Celac, sob a alegação de que o bloco apoiava regimes ditatoriais. A expectativa é que Lula oficialize o retorno à Celac em pronunciamento no bloco em 24 de janeiro.

A Celac é um bloco regional criado em 2010 na Cúpula da Unidade da América Latina e Caribe, em Playa del Carmen, cidade do México. A gestão atual da Celac é conduzida pela Argentina, cujo presidente, Alberto Fernández, é desafeto de Bolsonaro. O bloco é um dos principais fóruns de debates políticos da América Latina.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comPaulo Cappelli

Você quer ficar por dentro da coluna Paulo Cappelli e receber notificações em tempo real?