TCU julga suspeita de superfaturamento de testes de Covid no DF
Representação está na pauta do TCU desta quarta-feira (14/6); problemas foram identificados na Secretaria de Saúde do Distrito Federal
atualizado
Compartilhar notícia
O Tribunal de Contas da União (TCU) julga nesta quarta-feira (14/6) um processo que apura se houve superfaturamento de testes rápidos de Covid-19 no Distrito Federal. O caso será levado ao plenário do TCU na sessão desta quarta-feira (14/6).
A fiscalização se refere à aplicação de recursos da União para enfrentamento da pandemia entre outubro de 2020 e março de 2021. No total, foram fiscalizados recursos da ordem de R$ 128 milhões enviados ao Governo do Distrito Federal para a compra de milhares de testes.
Os contratos foram celebrados sem que houvesse licitação. E as suspeitas de direcionamento surgiram devido ao curto prazo entre a abertura do processo e a apresentação das propostas.
Além disso, o prazo de 24 horas para a entrega dos testes rápidos também chamou a atenção da equipe de fiscalização. Propostas de valor menor também foram descartadas sem as devidas justificativas.