metropoles.com

TCU aprova fim de sigilo a processos não julgados

Proposta do presidente do TCU, Bruno Dantas, sugeriu que resolução sobre processos públicos sem decisão de mérito seja usada como exceção

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Hugo Barreto/Metrópoles
Lula STF
1 de 1 Lula STF - Foto: Hugo Barreto/Metrópoles

O Tribunal de Contas da União (TCU) aprovou por unanimidade proposta do presidente da Côrte, ministro Bruno Dantas, a acabou com o sigilo de processos sem decisão de mérito. Recentemente, ministros da Côrte negaram ao público acesso a processos ainda não julgados.

O argumento das negativas de acesso aos processos era a Resolução -TCU 249, de 2012. Em seu artigo 4º, a resolução afirma que “o direito de acesso aos documentos ou às informações neles contidas utilizados como fundamento da tomada de decisão e do ato administrativo será assegurado com a edição do ato decisório respectivo, que, no caso de processo de controle externo, será o acórdão do TCU ou despacho do relator com decisão de mérito”.

Nesta quarta-feira (23/8), Bruno Dantas argumentou que a resolução deve ser adotada apenas em casos especiais. “Tal fundamentação, no entanto, deve ser considerada uma exceção ao princípio da transparência e não uma regra a ser seguida”, disse Dantas.

“Minha convicção pessoal é de que todos os atos e deliberações do TCU devem ser públicos, salvo quando razões de interesse público ou de preservação de intimidade, em casos muito especiais, imponham um tratamento sigiloso”, avaliou o presidente do TCU.

Dantas lembrou que o acesso, nesses moldes, já era concedido a advogados, mesmo sem atuação nos processos. Ele também sugeriu a realização de estudos “para a necessária modernização de arcabouço normativo e dos sistemas de informação do TCU, de modo a fortalecer o princípio da transparência nesta Casa”.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comPaulo Cappelli

Você quer ficar por dentro da coluna Paulo Cappelli e receber notificações em tempo real?