Tarcísio envia secretário à Itália para visitar obras de arquitetura
Governador de São Paulo, Tarcísio enviou secretário de Desenvolvimento Urbano para visita a marcos da engenharia em Florença, na Itália
atualizado
Compartilhar notícia
Governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas enviou o secretário de Desenvolvimento Urbano e Habitação, Marcelo Cardinale Branco, à cidade de Florença, na Itália. O objetivo descrito na autorização da viagem é o de realizar “visitas técnicas a edifícios e obras de arquitetura e engenharia italianos”.
Branco embarca neste sábado (4/5), com retorno previsto para o domingo da semana seguinte (12/5). Ele será acompanhado da coordenadora da pasta, Jaqueline Risolia Rapp. Ambos receberão os vencimentos normalmente durante a visita à Itália.
A cidade de Florença é mundialmente conhecida como berço da Renascença Italiana. Lá, são encontradas algumas das obras de referência da arquitetura românica. Capital da província toscana e dominada por características medievais, Florença se destaca pelas construções católicas, como a Basílica de Santa Croce, a cúpula em alvenaria da Catedral de Santa Maria del Fiore e a igreja de San Miniato al Monte, antes um monastério.
Uma exceção na arquitetura católica é o Pallazio Vecchio, construído no século XV e que serviu como residência de Cosimo de Médici, mecenas de vários artistas renascentistas.
Em nota enviada à coluna, a Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação (SDUH) informou que a viagem acontece a partir de um convite feito pela prefeitura de Florença. Nas visitas, de acordo com o pasta, serão reunidos elementos para um projeto de recuperação de centros históricos degradados de São Paulo.
A SDUH não revelou o volume de despesas com passagens aéreas, oito dias de hospedagem e diárias da comitiva, mas disse que os valores serão publicados no Portal da Transparência “dentro do prazo estipulado pela lei”. Leia abaixo a íntegra da nota:
“A Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação (SDUH) foi convidada pela Prefeitura de Florença a realizar uma série de visitas técnicas a imóveis históricos e tombados que passaram por processo de recuperação. O intercâmbio técnico tem grande importância para a pasta, que tem planejado a recuperação de centros históricos degradados nas regiões metropolitanas do Estado.
Além das inspeções nos prédios históricos, os representantes da Pasta também se reunirão com o prefeito Dario Nardella, e técnicos do Museu dell’Accademia e da Fondazione Michelluci para discutir o desenvolvimento urbano e a necessidade de modernização dos serviços públicos em áreas preservadas. A comitiva da Pasta será formada pelo secretário Marcelo Branco, a diretora da assessoria técnica e responsável pelo acompanhamento e monitoramento de projetos estratégicos, Jaqueline Rapp, e a diretora de projetos e programas da CDHU, Maria Teresa Diniz. As despesas da missão internacional, realizada em conformidade com o decreto 48.292/2003, serão publicadas no portal da transparência dentro do prazo estipulado pela Lei.”