metropoles.com

Tarcísio de Freitas divide o bolsonarismo em 2023

Governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas encerra o ano de 2023 sob desconfiança do entorno do ex-presidente Jair Bolsonaro

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Vinícius Schmidt/Metrópoles
imagem colorida mostra governador de São Paulo tarcisio de freitas - Metrópoles
1 de 1 imagem colorida mostra governador de São Paulo tarcisio de freitas - Metrópoles - Foto: Vinícius Schmidt/Metrópoles

Governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas encerra o ano sob desconfiança do entorno de Jair Bolsonaro. A coluna conversou com pessoas próximas a ambos e mapeou os diferentes pontos de tensão entre o criador e a criatura que se consolidou como protagonista no cenário político, a ponto de ser lembrado para a disputa ao Planalto em 2026.

Integrantes do núcleo do ex-presidente enumeram motivos ao destacar um sentimento de decepção com Tarcísio. Empoderar inimigos de Bolsonaro é, sem dúvida, a crítica mais contundente.

4 imagens
Deputado estadual Gil Diniz (PL)
O governador Tarcísio de Freitas visita o ex-presidente Jair Bolsonaro no hospital em São Paulo
1 de 4

Gilberto Kassab: secretário de Governo e Relações Institucionais de Tarcísio

Fábio Vieira/Metrópoles
2 de 4

Deputado estadual Gil Diniz (PL)

Alesp
3 de 4

O governador Tarcísio de Freitas visita o ex-presidente Jair Bolsonaro no hospital em São Paulo

Assessoria Bolsonaro
4 de 4

Rafaela Felicciano/Metrópoles

Eleito para comandar o estado mais populoso e rico do país, com Bolsonaro como o principal fiador de sua campanha em 2022, Tarcísio escolheu Gilberto Kassab, que o ex-presidente “não engole”, para ser o segundo homem mais influente de seu governo.

À frente da poderosa Secretaria de Governo e Relações Institucionais, Kassab, presidente do PSD, coordena a distribuição de emendas parlamentares — instrumento que, em todo o Brasil, dá o tom na relação do Poder Executivo com o Legislativo. Com a ferramenta, o habilidoso dirigente tem colecionado filiações de prefeitos e vereadores em SP e, assim, turbinado o seu partido, que, no âmbito nacional, integra a base de Lula no Congresso.

A generosidade de Kassab com o PT na velocidade da distribuição dessas emendas também gerou irritação em deputados bolsonaristas como Gil Diniz (PL), um dos mais próximos do ex-presidente na Assembleia Legislativa.

Aliados de Bolsonaro argumentam ainda que, quando Flávio Dino foi indicado ao STF, Kassab foi um dos primeiros dirigentes a anunciar o apoio de seu partido ao comunista, apontado como um “algoz” do bolsonarismo.

O movimento do zero-dois de Tarcísio provocou uma reunião com lavação de roupa suja entre deputados do PL e o governador.

“Aturar o desprestígio”

Já aliados de Tarcísio de Freitas defendem a relação de proximidade do governador com o dirigente do PSD:

“O Tarcísio é muito grato ao Bolsonaro, mas tem uma admiração imensa pelo Kassab. O Kassab é sofisticado, articulado e transita muito bem no Judiciário e nas classes política e empresarial. Tem um verniz diferente”, avaliou um aliado do governador, sob reserva.

Outras estocadas de aliados a Bolsonaro, na mesma linha, envolvem os comandos da TV Cultura e da Fundação Padre Anchieta. A avaliação é que as programações estimulariam conteúdo crítico ao ex-mandatário.

Acenos de Tarcísio ao governo Lula, como na reforma tributária, também foram alvo de reclamações do campo conservador em 2023.

“Bolsonaro está muito insatisfeito com o Tarcísio, mas romper agora, depois de alçá-lo a governador de São Paulo, não seria inteligente. Por ora, resta aturar o desprestígio”, resume um importante nome do bolsonarismo no estado.

Se Tarcísio será candidato à Presidência em 2026, ainda não se sabe. Mas Bolsonaro já começou a estudar alternativas ao nome que, até o início deste ano, era dado como certo para receber seu apoio e enfrentar Lula.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comPaulo Cappelli

Você quer ficar por dentro da coluna Paulo Cappelli e receber notificações em tempo real?