Servidores do MJ ganharão meias-diárias internacionais por evento no Acre
Dez servidores do Ministério da Justiça participam de evento em Brasiléia, no Acre, e voltam à capital federal por cidade boliviana
atualizado
Compartilhar notícia
Dez servidores do Ministério da Justiça receberão meias-diárias internacionais por participarem de evento no Acre. É que eles compareceram ao seminário “Segurança das fronteiras brasileiras”, em Brasiléia, mas retornaram ao Brasil pela Bolívia. O evento aconteceu nesta sexta-feira (19/5) e teve a presença do ministro Flávio Dino.
Os servidores viajaram de Brasília a Rio Branco, em voos da FAB, entre os dias 16 e 19 de maio. De lá, seguiram por via terrestre até Brasiléia. Na agenda, constava ainda o lançamento do Pronasci 2 no estado.
O retorno a Brasília, porém, estava marcado para a cidade de Cobija, na Bolívia. Segundo o Ministério da Justiça, o motivo da viagem a partir da Bolívia se deu por razões de segurança.
“A cidade de Brasiléia está localizada na fronteira do Brasil com a Bolívia, sendo assim, o deslocamento através da cidade de Cobija, Bolívia, é de apenas 8 km em relação ao evento, enquanto a capital Rio Branco está distante 232 km. Por questões de segurança e logística o retorno dos servidores será feito pela Bolívia”, explicou o MJ, em contato com a coluna.
Sobre o pagamento de diárias internacionais aos servidores, o ministério alegou apenas que ele se dará pelo decreto que regulamenta a questão. O decreto estabelece o valor de meia diária para o dia do retorno do servidor ao país, calculado a partir do local do retorno, quando não exigir pernoite.
O valor da diária na Bolívia varia entre 220 e 170 dólares, dependendo do cargo ocupado pelo servidor.
Entre os servidores que participaram do evento estão o diretor da Força Nacional de Segurança, Fernando Alencar Medeiros, a secretária nacional de Políticas sobre Drogas e Gestão de Ativos, Marta Rodriguez de Assis Machado, o secretário nacional de Segurança Pública, Francisco Tadeu Barbosa de Alencar e o chefe de gabinete do ministro Flávio Dino, Marcio André Soares dos Santos.